Desde o evento da Flourishing Diversity Series em setembro, Benedict tem aparecido com uma pulseira: primeiro, no Letters Live que aconteceu no começo deste mês e, esta semana, em todas as entrevistas da mini turnê de divulgação de A Batalha das Correntes nos EUA.
Por causa do seu desenho, perguntamo-nos se ela tinha sido entregue a ele por alguns dos líderes indígenas presentes no evento. Fomos pesquisar e parece ter sido o caso, pois tudo indica que se trata de artesanato da tribo Huni Kuin (também conhecida como Kaxinawá), presente no Peru e aqui no Brasil (mais especificamente no Acre). Esse desenho da pulseira, chamado de Kene Kuin, é de suma importância para esse povo, que o considera parte essencial da beleza das pessoas e das coisas.
Resolvemos compartilhar isso com vocês porque encontramos a Tucum, uma loja especializada em arte indígena que visa promover a cultura desses povos e gerar renda paras as comunidades. Eles vendem artes de várias tribos e negociam diretamente com cooperativas, associações ou com os próprios artistas.
Deixamos aqui o link do site da Tucum para quem tiver interesse em adquirir uma pulseira como a do Benedict – ou qualquer outro dos vários itens de artesanato à venda – e, de quebra, ajudar essas populações.