Morreu na madrugada desta quarta-feira, aos 76 anos de idade, o físico teórico, cosmólogo e escritor britânico Stephen Hawking. Benedict, que o interpretou no telefilme da BBC A História de Stephen Hawking (Hawking, no original) em 2004, fez uma homenagem ao grande cientista. Leia abaixo:
Benedict Cumberbatch fez uma homenagem a Stephen Hawking na sequência de sua morte aos 76 anos.
Cumberbatch o interpretou no filme a BBC Hawking em 2004, a primeira representação dele na tela.
O ator disse: “Eu fiquei tão triste em ouvir que Stephen morreu. Eu mando meus sinceros amor e condolências a toda sua família e colegas.
“Me sinto tão sortudo em ter conhecido um homem verdadeiramente grande cuja profundidade foi encontrada em seu trabalho e na comunicação desse trabalho. Pessoalmente e em livros. Virtualmente ele criou o gênero de publicação da ciência popular. Uma façanha heroica trazer as maravilhosas complexidades do universo para todos fora dos especialistas neste campo.
“Mas verdadeiramente corajoso quando consideramos que foi alcançado por um homem que viveu uma vida trancado em seu corpo desde os 21 anos quando ele foi diagnosticado com a doença do neurônio motor. Seu apoio às ciências, arte, educação e ao NHS [Serviço Nacional de Saúde, na sigla em inglês] e instituições de caridade como a MND Foundation também perdurarão assim como seu senso de humor maliciosamente engraçado.
“Eu sentirei falta das nossas margaritas mas erguerei uma para as estrelas para comemorar sua vida e a luz da compreensão que você brilhou tão vivamente nelas para o resto de nós. Você foi e é uma verdadeira inspiração para mim e para milhões pelo mundo. Obrigado.”Hawking morreu em paz em sua casa em Cambridge nas primeiras horas da madrugada de quarta-feira.
Seus filhos Lucy, Robert e Tim disseram em um pronunciamento: “Estamos profundamente entristecidos que nosso amado pai faleceu hoje.
“Ele foi um grande cientista e um homem extraordinário cujos trabalho e legado permanecerão por muitos anos.
“A coragem e a persistência dele com seu brilho e humor inspiraram pessoas pelo mundo.
“Uma vez ele disse, ‘Não seria bem um universo se não fosse lar para as pessoas que você ama.’ Sentiremos saudades dele para sempre.”
As margaritas fazem referência a um encontro que Benedict e Stephen tiveram no Royal Society, no qual o ator revelou, bêbado de acordo com ele, que interpretaria Khan em Além da Escuridão: Star Trek, o que na época era um segredo e que fez o falecido cientista sorrir.
Descanse em paz, Stephen.
Tradução: Aline | Fonte
Jessica Pope, produtora do telefilme, também se pronunciou sobre a morte de Hawking e compartilhou em seu Twitter uma foto até agora inédita dos bastidores da produção:
15 years ago – what an extraordinary man – it was a joy and privilege to make ‘Hawking’. pic.twitter.com/vPCYW4kYTO
— Jessica Pope (@PopeJessica) 14 de março de 2018
“15 anos atrás – que homem extraordinário – foi uma alegria e um privilégio fazer “A História de Stephen Hawking”