31 de Dezembro chegou e com ele trouxemos a vocês mais uma da nossas tradicionais retrospectivas anuais. E para o fandom, 2019 é sinônimo de BAFTA, pois foi nesse ano que o Benedict levou o prêmio pra casa depois de 8 indicações e 14 anos. Porém, não é de BAFTA que é feito um ano e 2019 foi recheado de coisas legais e importantes na carreira e na vida do Benedict. Tivemos, por exemplo, sua performance como Dominic Cummings em Brexit e Doutor Estranho em Vingadores: Ultimato. Benedict também fez participações especiais em projetos diversos como a minissérie Good Omens, o filme Between Two Ferns: The Movie e na animação para TV do livro infantil The Tiger Who Came To Tea.
O ator também foi escalado para novos projetos como os filmes 1917, novo trabalho do diretor Sam Mendes; e Louis Wain, projeto da SunnyMarch que estava engavetado desde 2014. E também tivemos a confirmação da sequência do filme Doutor Estranho, lançado em 2016.
Ainda tivemos ele e Sophie roubando nossos corações no MET Gala, o público cantando “parabéns” para ele na San Diego Comic Con, e a notícia de que aparentemente ele esteja escrevendo um livro!
Quer relembrar tudo isso e mais um pouco? Então confira nosso post:
2019 foi bem mais calmo do que os anos anteriores, e janeiro foi um bom exemplo. Ocupado com as gravações de Ironbark, Benedict não apareceu no primeiro mês do ano, então tudo o que tivemos de novo durante o mês foi a exibição de Brexit: The Uncivil War (intitulado apenas Brexit nos Estados Unidos e na América Latina) no UK pela Channel 4 e nos Estados Unidos pela HBO. Para divulgar o telefilme, onde interpretou Dominic Cummings, Benedict concedeu entrevistas à Radio Times, ao Collider e ao IndieWire, ao lado do roteirista e do diretor do projeto.
Fevereiro foi mais um mês calmo, porém com mais novidades. O mês começou com Brexit estreando no Brasil pela HBO. Benedict foi confirmado no elenco da minissérie Good Omens, protagonizada por David Tennant e Michael Sheen e baseada no livro Belas Maldições de Neil Gaiman. Gaiman, que também foi o showrunner e roteirista da série, falou ao Collider sobre ter escalado o Benedict para dar a voz a Satã.
Em fevereiro também foi anunciado que Benedict faria uma nova parceria com a Omaze, desta vez para arrecadar dinheiro para a GEANCO. Um dos prêmios seria comparecer à premiere mundial de Vingadores: Ultimato em Los Angeles.
E o Benedict nos agraciou com sua presença no último dia do mês. Como presidente da LAMDA, ele anunciou publicamente a entrada da diretora de teatro Sarah Frankcom como a nova diretora da escola.
Em março, nós tivemos as primeiras apresentações do Letters Live em Londres, com o Benedict participando das três que já estavam agendadas. E a novidade: eles fariam uma apresentação única no Royal Albert Hall em Outubro!
Benedict também apoiou o Red Nose Day, onde nadou em uma lagoa no bairro de Hampstead, em Londres, acompanhado do ativista Alexander Woollcombe em uma temperatura abaixo dos 8º; participou de um jantar da The Prince’s Trust; e compareceu ao desfile ‘Hermes: Step Into The Frame’.
Foi em março também que tivemos o primeiro vislumbre do Benedict como Satã em Good Omens, que Patrick Melrose recebeu seis indicações ao BAFTA TV Awards 2019 e que o Benedict foi anunciado no elenco de 1917, novo filme de Sam Mendes!
Em abril, foi anunciado que A Batalha das Correntes finalmente seria exibido nos cinemas americanos e que Patrick Melrose realmente seria exibido aqui no Brasil pela Globoplay.
Em 2018, Benedict assistiu à uma aula da relojoaria suíça Jaeger-LeCoultre, marca da qual ele é um dos garotos propaganda, e o vídeo foi lançado junto com as fotos e um artigo em Abril.
Foi em abril também que o nosso casal favorito compareceu à premiere mundial de Vingadores: Ultimato.
Maio foi um mês e tanto: Logo na primeira semana, Benedict e Sophie compareceram ao MET Gala, onde chegaram completamente a caráter da temática camp do evento e claramente se divertiram bastante.
No mesmo dia, Benedict foi anunciado como um dos protagonistas de The Power of the Dog, novo filme da renomada diretora neozelandesa Jane Campion, o primeiro dela em uma década. Durante o mês, ainda ficamos sabendo que as gravações do longa começarão ano que vem e que a Netflix comprou os direitos de distribuição do longa no mundo todo.
Benedict também participou do Good Morning America, em Nova York, para divulgar Vingadores: Ultimato, e dias depois, em Londres, ele também compareceu à exibição Stanley Kubrick: The Exhibition.
Mas o momento marcante do mês – e do ano – veio uma semana depois, quando Benedict após sete indicações (oito, contando com a do BAFTA Film Awards), finalmente levou seu primeiro BAFTA de Melhor Ator, por seu trabalho em Patrick Melrose. A série, que levou quatro dos seis prêmios aos quais estava indicada, também lhe rendeu outra estatueta, como produtor, já que também foi vitoriosa na categoria de Melhor Minissérie! Nós legendamos o discurso do Benedict na íntegra e traduzimos os comentários que ele fez ao final de cerimônia.
Na mesma semana, ele arrumou tempo para gravar um novo comercial para a MG Índia. Finalmente, fechando o mês com chave de ouro, Good Omens estreou no Amazon Prime Video! Neil Gaiman, que coescreveu Belas Maldições ao lado de Terry Pratchett e serviu como showrunner e roteirista da adaptação, falou sobre a escalação de Benedict como Satã e foi só elogios.
Junho já foi bem mais tranquilo: Patrick Melrose e Brexit receberam indicações ao South Bank Sky Arts Awards e ao Edinburgh TV Awards (Patrick Melrose acabou vencendo!) e Andrew Scott falou sobre reencontrar Benedict no BAFTA e trabalhar com ele em 1917.
Benedict participou do evento de caridade Macmillan Charity Raceday e do The Late Late Show, onde participou de um jogo de queimada entre celebridades (legendamos aqui)
Benedict também foi o anfitrião da primeira festa de gala da London Academy of Music and Dramatic Art, da qual é ex-aluno e atual presidente; O National Theatre começou a compartilhar vídeos do Benedict sobre sua experiência com o National Theatre Live, em homenagem aos 10 anos do projeto; e, finalmente, tivemos os calorosos comentários da diretora Jane Campion sobre o Benedict.
O mês do aniversário do Benedict foi aberto por mais comentários de Jane Campion, que disse estar animada para trabalhar com ele. E, apesar do mês ser dele, nós que recebemos um presente logo na primeira semana, com a estreia de Patrick Melrose no Globoplay!
A segunda semana do mês começou com o Benedict fazendo papel de anfitrião novamente, desta vez de um evento da Jaeger Le-Coultre na Royal Academy of Arts, que também incluiu uma apresentação do Letters Live.
Ainda nessa semana, a Diamond Films Brasil confirmou ainda ser a distribuidora de A Batalha das Correntes no Brasil através do lançamento de um novo trailer nacional do filme.
Já a terceira semana começou com Benedict e Sophie assistindo à final do torneio de Wimbledon e com a notícia maravilhosa que Alan Turing foi escolhido para estampar as novas notas de £50, sobre a qual Benedict concedeu uma ótima entrevista para a BBC Radio 4.
No dia seguinte, tivemos as indicações de Vingadores: Guerra Infinita, Vingadores: Ultimato e O Grinch ao Saturn Awards e de Brexit ao Emmy. Três dias depois, no aniversário do Benedict, a Time Out London publicou uma ótima entrevista com ele sobre cinema.
O aniversariante logo viajou para os EUA para participar do painel da Marvel na San Diego Comic Con. Lá, ele e o diretor Scott Derrickson anunciaram oficialmente a sequência de Doutor Estranho, chamada Doctor Strange in the Multiverse of Madness (Doutor Estranho: No Multiverso da Loucura, em tradução literal), com lançamento previsto para 6 de maio de 2021.
E os anúncios não pararam por aí: dois dias depois, saiu a notícia de que Benedict e Claire Foy trabalhariam juntos de novo no longa Louis Wain, sobre o pintor britânico homônimo; na mesma data, também foi revelada a participação do Benedict num projeto de caridade da galeria Rethink Art.
Concluindo julho, tivemos a ótima entrevista do Benedict para a revista Total Film, outra para o jornal italiano La Repubblica e o anúncio de que ele participaria da adaptação do clássico infantil The Tiger Who Came to Tea de Judith Kerr, a ser exibido pelo Channel 4 na véspera de Natal.
Agosto foi bem mais devagar, porém começou com o primeiro teaser trailer de 1917. Ainda tivemos uma entrevista do Benedict sobre viagens e outra do diretor Edward Berger sobre trabalhar com ele em Patrick Melrose. O mês terminou da mesma forma que começou, com novidades sobre um projeto: no caso, com a divulgação da primeira imagem oficial de Louis Wain e com fotos do Benedict gravando o filme nas ruas de Londres.
Setembro foi um mês um tanto tranquilo no que diz respeito a aparições, mas não menos interessante. Vimos Benedict estrelar na comédia Between Two Ferns – O Filme, da Netflix, na qual ele (e outras celebridades) é entrevistado por Zach Galifianakis. Ele e Sophie apareceram em uma reunião do projeto Flourishing Diversity Series, onde tiveram a oportunidade de ouvir e conversar com representantes de povos indígenas da América do Sul. Benedict ainda teve tempo de gravar Louis Wain na costa inglesa e em Londres.
Por sua vez, outubro começou de forma incrível com Benedict numa apresentação inédita do Letters Live na lendária casa de espetáculos Royal Albert Hall, que contou com a presença de nomes como Florence Welch, Stephen Fry, Taika Waititi, Olivia Colman, entre outros.
Dias depois, ele foi visto em um protesto pacífico do grupo Extintion Rebellion em Londres, movimento que busca conscientizar acerca da crise climática e exigir uma atitude dos governos através da resistência civil não-violenta. Além do protesto, Benedict mostrou apoio ao movimento ao assinar uma carta à imprensa. Ele ainda teve tempo para filmar mais algumas cenas de Louis Wain (alerta de spoilers!).
Foi em outubro também que Benedict ajudou a promover a versão do diretor de A Batalha das Correntes em Nova York, concedendo diversas entrevistas, participando de programas como The View (com Michael Shannon) e Jimmy Kimmel Live! e marcando presença na premiere do filme.
Ainda em Nova York, ele compareceu a uma festa de gala da organização artística sem fins lucrativos Creative Time. Durante todo este tempo Benedict usou uma pulseira feita pela tribo Huni Kuin. Clique aqui para saber mais sobre ela. Para finalizar, ele estrelou mais um comercial para a montadora MG India, desta vez mostrando o modelo de carro elétrico MG ZS EV.
Outubro, no entanto, foi um mês muito especial para nós da equipe Cumberbatch Brasil. Tivemos a honra e a oportunidade de publicar com exclusividade uma entrevista que Benedict concedeu à jornalista brasileira Ana Maria Bahiana enquanto divulgava Patrick Melrose em 2018, tanto em português quanto a versão original em inglês. Nossos eternos agradecimentos à Ana pela confiança em nosso trabalho!
Em novembro tivemos o anúncio do filme Prisioner 760, baseado no livro Guantanamo Diary. O projeto já havia sido anunciado em 2016 pela produtora SunnyMarch, mas só neste momento finalmente saiu do papel. O anúncio também trouxe o elenco composto por Jodie Foster, Shailene Woodly e Tahat Rahim, além de Benedict, que até então só atuaria como produtor executivo do longa.
Como tem sido de costume nos últimos anos, Benedict doou mais um par de seus sapatos para a Small Steps Project, sendo arrematado por £ 3.200 (quase R$ 17 mil). Ele também concedeu uma entrevista sobre ciência e cinema à revista britânica Physics World e compareceu a uma projeção antecipada do filme 1917 promovida pela BAFTA.
A notícia mais incrível do mês, e uma das mais incríveis do ano, veio da aparição do Benedict ao concerto natalino beneficente “The Fayre of St James”. Foi revelado dias depois em um podcast que Benedict leu durante o evento um trecho de um livro que ele está escrevendo! Até o momento esta informação não foi oficialmente divulgada ou até mesmo confirmada por ele ou sua equipe.
Chegamos a dezembro, o mês em que The Tiger Who Came to Tea, adaptação do livro homônimo de Judith Kerr, foi exibido no canal britânico Channel 4. No curta de animação, Benedict dublou o pai da menina Sophie. Também o vimos estrelar em mais um comercial para a montadora MG India e participar de uma campanha do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados. Ainda tivemos fotos e histórias adoráveis dele no set de Patrick Melrose compartilhadas por Russell Newcombe e Cheryl White, consultores e pesquisadores sobre o uso de drogas.
Neste mesmo mês as produções 1917, Brexit e Vingadores: Ultimato receberam indicações ao Critics’ Choice Awards, ao Globo de Ouro e ao Excellence in Production Design Awards. Além disso, Ironbark ganhou data de estreia no Festival de Cinema de Sundance, juntamente com sua primeira imagem oficial. Depois, mais uma imagem foi liberada junto de uma entrevista exclusiva do Benedict sobre o filme.
Por fim, A Batalha das Correntes finalmente teve sua estreia no Festival de Cinema do Rio e nos cinemas brasileiros.
É isto. Esperamos que tenham gostado de mais esta retrospectiva, e agradecemos a todos pela companhia por mais um ano. Que todos tenham um 2020 maravilhoso repleto de realizações!