Mais um 31 de Dezembro, mais uma retrospectiva no Cumberbatch Brasil. E assim como 2016 e 2017, 2018 foi um ano igualmente cheio para Benedict Cumberbatch. Foi neste ano que foi ao ar Patrick Melrose, onde Benedict interpretou o personagem que sempre sonhou interpretar. Em 2018 também pudemos vê-lo nos cinemas novamente como o Doutor Estranho, desta vez retornando em Vingadores: Guerra Infinita, além de finalmente vermos o lançamento do filme Mogli, projeto que estava em andamento desde 2014.
O ator também gravou dois novos projetos, ficando calvo para Brexit: The Uncivil War e depois aparecendo de bigode para o filme Ironbark. Além disso, ganhou mais uma indicação ao Emmy, viajou pelo mundo divulgando Guerra Infinita e foi entrevistado por crianças para divulgar “O Grinch”.
E por falar em crianças… Benedict Cumberbatch e Sophie Hunter anunciaram que estão esperando o seu terceiro filho!
Vamos relembrar com detalhes o melhor do ano? Confira então nossa retrospectiva:
Janeiro começou com o primeiro trailer de Patrick Melrose, com estreia marcada para Maio. Além disso, parte do elenco divulgou a minissérie
no evento da Television Critics Association, a associação americana de críticos de conteúdo para TV, e Benedict fez uma participação via satélite. Neste mesmo dia foi divulgado mais um trailer do programa.
Esta não foi a única participação do Benedict no TCA, o ator também mandou um vídeo via satélite durante o painel da PBS para divulgar The Child in Time, que estava previsto para estrear nos EUA em Abril.
Em Janeiro foi anunciado também que Benedict é o novo garoto propaganda da relojoaria Jaeger-LeCoultre e, para divulgar a marca, ele compareceu a um evento no Salão Internacional da Alta Relojoaria (Salon International de la Haute Horlogerie, também conhecido pela sigla SIHH) e
depois à festa de lançamento de uma nova linha de relógios inspirada no clássico modelo Polaris da marca, em Genebra.
E para finalizar, foi em Janeiro que saiu uma das melhores notícias do ano, ou talvez de toda a história do fandom: Benedict Cumberbatch agora é o presidente da London Academy of Music & Dramatic Art (LAMDA)! Foi na LAMDA que o Benedict se formou com um mestrado em Artes Cênicas no ano de 2000!
Após ter sido anunciado como o apresentador da premiação Laureus World Sports 2018 (ele já havia apresentado a cerimônia em 2014 e 2015), Benedict visitou em Londres o projeto Active Communities Network, fundeado pela fundação Laureus Sports for Good, a mesma responsável pela premiação.
Dias depois, Benedict participou de um evento na faculdade Lady Margaret Hall e participou de uma leitura do livro infantil “The Tiger Who Came to Tea” ao lado de sua autora em comemoração aos 50 anos da publicação da obra.
Em fevereiro, Benedict participou de uma campanha em prol da GEANCO, feita pelo Omaze.com, que levaria um fã para a premiere de Vingadores: Guerra Infinita em Los Angeles, além de uma tarde de chá ao lado do Benedict. Para divulgar a campanha, o ator fez um vídeo onde ele fez uma interpretação da canção infantil “I’m a Little Teapot”.
Foi neste mês que aconteceu a cerimônia do Laureus World Sport Awards, em Mônaco. Um dia antes, Benedict apresentou o prêmio Laureus Sport for Good. E um dia após a premiação, foi divulgado um vídeo com Benedict disputando uma partida de ping-pong com Roger Federer.
Março começou com Benedict e sua esposa, Sophie Hunter, participando do vídeo Charade, em prol da organização sem fins lucrativos Reprieve, que trabalha pela defesa dos direitos humanos. Em março também tivemos o primeiro trailer de “O Grinch” e a notícia de que Benedict narraria a versão audiolivro de “A Ordem do Tempo”, nova obra do físico teórico italiano Carlo Rovelli.
Benedict também participou das apresentações do Letters Live, em Londres, e falou sobre Stephen Hawking, que faleceu no dia 14/03. Benedict e Hawking eram amigos de longa data, desde quando o ator o interpretou no telefilme da BBC A História de Stephen Hawking em 2004.
Em Março, foi divulgado que “Patrick Melrose” estrearia em Maio nos EUA e no Reino Unido. E como as datas de estreia da minissérie e do filme Vingadores: Guerra Infinita estavam se aproximando, Benedict falou sobre os projetos para diversas publicações, como: Entertainment Weekly, Inquirer (duas entrevistas) e Empire.
Abril foi um mês bastante movimentado, com Benedict divulgando Vingadores: Guerra Infinita pelo mundo e com Patrick Melrose se aproximando.
O mês começou com um novo photoshoot para a revista Vanity Fair feito durante as gravações de Patrick Melrose, com um novo artigo sobre o projeto.
Benedict divulgou o novo filme da Marvel por diversos países. Em Londres, ele participou de uma exibição do filme, que contou com a presença de vários fãs fazendo cosplay de seus personagens favoritos.
Ele compareceu também à uma conferência de imprensa e, no dia seguinte, à uma premiere do filme em Seoul, na Coreia do Sul, e dias depois também compareceu à uma conferência de imprensa em Cingapura.
Durante o mês, foram divulgadas novas entrevistas, dentre elas para o South China Morning Post, MASTERPIECE PBS, TOGGLE, Harper’s Bazaar (que se tornou viral graças aos seus comentários sobre igualdade de gênero), 8 Days (feita durante a conferência em Cingapura), Inquirer, The Telegraph, Empire, Variety e The Rake, que nos trouxe mais um belíssimo photoshoot.
E por falar em entrevistas, Benedict concedeu várias para divulgar Guerra Infinita. Tantas que tivemos que dividi-las em posts, separadas pela localidade em que elas foram feitas: Londres, Seoul, Cingapura e Los Angeles. Além delas, Benedict também compareceu à vários programas de TV como o The Graham Norton Show em Londres, Jimmy Kimmel Live!, The Ellen Degeneres Show e The Late Late Show with James Corden em Los Angeles.
E foi em Los Angeles que Benedict deixou de divulgar um projeto e passou a divulgar… três! Ele compareceu à premiere mundial de Vingadores: Guerra Infinita ao lado de Sophie Hunter, e dias depois ambos compareceram à premiere de Patrick Melrose.
Para divulgar Patrick Melrose, ele participou de uma exibição seguida de uma sessão de perguntas e repostas promovidos pela emissora Showtime para a Academia de Televisão, responsável pelos Emmys, e da sessão de entrevistas da revista Variety, “Actors on Actors”, ao lado de Claire Foy (The Crown), com quem ele já atuou em Wreckers (2012).
Além disso, Benedict compareceu à CinemaCon, em Las Vegas, para divulgar Mogli, que ainda era um projeto da Warner Bros. Pictures.
E além disso tudo, foi anunciado que a SunnyMarch adquiriu os direitos para TV do novo romance de Ambrose Parry, The Way of All Flesh! Ufa!
Maio foi o mês da tão aguardada minissérie Patrick Melrose. O primeiro episódio, Bad News, foi ao ar no dia 11 no canal americano Showtime e no dia seguinte no britânico Sky Atlantic, e tanto a produção quanto a performance de Benedict foram bastante elogiadas pela crítica. Prosseguindo a divulgação da série, Benedict participou de um jantar promovido pelo Sky Atlantic em comemoração ao lançamento.
Vários veículos como o The New York Times, o Entertainment Weekly e a Radio Times conversaram com Benedict sobre a série.
Em maio ocorreu a estreia do espetáculo Letters Live em Nova York, e Benedict participou das duas noites de apresentação na cidade, que contou com a participação de nomes como Louise Brealey, Rose McGowan, David Harbour, Laurence Fishburne, Molly Ringwald, Ian McShane, entre outros, além de Sophie Hunter como apresentadora dos leitores.
A Omaze organizou uma campanha que daria ao vencedor um encontro com Benedict, os autores e o elenco de Sherlock em Londres em prol da Red Nose Day USA
Ainda tivemos a participação de Benedict no The Late Show with Stephen Colbert, do Zeitgeist 2018 e uma aparição relâmpago no Saturday Night Live. Ele também teve tempo para se tornar o garoto-propaganda da Hisense, empresa chinesa de eletrônicos e eletrodomésticos.
Para finalizar, em maio dois projetos novos para Benedict foram anunciados: ele foi escalado para interpretar o espião britânico Greville Wynne no longa Ironbark, também produzido por ele; e Dominic Cummings, um dos líderes da campanha Vote Leave no teledrama Brexit. Além disso, tivemos a divulgação do primeiro trailer e do primeiro pôster de Mogli, que na época havia recebido o subtítulo “O Livro da Selva”.
Junho começou de forma inusitada. O tabloide britânico The Sun publicou a história de como Benedict salvou um ciclista da Deliveroo de um ataque de quatro assaltantes em Londres em 2017.
Também vimos a segunda participação de Benedict na série da Variety Actors on Actors, desta vez ao lado de Claire Foy. Entre outras coisas, eles conversaram sobre seus papéis em Patrick Melrose e The Crown, série na qual ela interpretou a Rainha Elizabeth II.
Falando em Patrick Melrose, a minissérie foi indicada a Melhor Realização de Filme ou Minissérie no TCA Awards 2018. A premiação aconteceu em agosto, e infelizmente a produção acabou perdendo para The Assassination of Gianni Versace: American Crime Story. Também tivemos Edward Berger, diretor dos cinco episódios, elogiando o trabalho de Benedict.
Benedict e Sophie participaram de uma cerimônia em homenagem ao falecido físico, cosmólogo, professor e escritor Stephen Hawking, onde ele leu os versículos 15 a 24 do capítulo 7 do Livro da Sabedoria da Bíblia.
No mundo da Marvel, Josh Brolin afirmou durante uma entrevista que Benedict o havia inspirado a aceitar o papel de Thanos em Vingadores: Guerra Infinita, enquanto Kevin Feige, presidente da Marvel Studios, confirmou o segundo filme de Doutor Estranho.
Em junho também vimos a participação de Benedict nas apresentações do Letters Live no Hay Festival; a primeira imagem de Benedict como Dominic Cummings em Brexit; o anúncio de mais um projeto da SunnyMarch, a adaptação do livro “The Gender Games”, de Juno Dawson; e mais um trailer de O Grinch.
Logo no primeiro dia do mês Benedict recebeu uma linda homenagem no South Bank Arts Awards 2018. Ele recebeu o prêmio Performance de Destaque em reconhecimento à contribuição de um artista para as artes de um país das mãos de seu amigo Tom Hiddleston.
Benedict passou o mês de Julho trabalhando em Brexit, e foi fotografado várias vezes durante as gravações. Para o projeto, o ator ficou calvo, exibindo uma das mudanças mais radicais que já fez por seus personagens.
Patrick Melrose recebeu cinco indicações ao Emmy 2018, incluindo Melhor Série Limitada e Melhor Ator em Série Limitada ou Telefilme. Benedict falou sobre sua sexta indicação ao Los Angeles Times e concedeu uma entrevista ao The New York Times sobre a série.
No dia 19 Benedict completou 42 anos de vida, e, como já tradição em seu fandom, Naomi, do site Cumberbatchweb organizou uma campanha de arrecadação de fundos em homenagem a ele. Foram arrecadadas mais de 19 mil libras, que foram doadas para Motor Neurone Disease Association, órgão que trabalha para pesquisa e conscientização sobre as doenças do neurônio motor.
Por fim, a plataforma de streaming Netflix comprou os direitos de exibição do filme Mogli, que, até então, estrearia nos cinemas no dia 19 do outubro.
Este mês foi um pouco mais tranquilo, com mais algumas entrevistas de Benedict sobre Patrick Melrose para o IndieWire e ao The Hollywood Reporter. Destaque para a entrevista extensa mas incrível para o Gold Derby. Rachel Horovitz e Michael Jackson, produtores da série, fizeram elogios ao trabalho dele como ator e produtor. Também foi em agosto que vimos um vídeo do The Royal Marsden Cancer Charity narrado por Benedict.
No fim do mês o ator participou do Festival Internacional de Cinema de Veneza representando a relojoaria Jaeger-LeCoultre. Ele compareceu às exibições dos filmes The Favourite e Suspiria ao lado de sua esposa Sophie, e também participou de uma apresentação do Letters Live durante o jantar da relojoaria.
O mês começou ainda no clima de Veneza, com a divulgação de uma entrevista exclusiva que Benedict concedeu à Jaeger-LeCoultre, realizada na cidade.
Ainda na primeira semana, tivemos duas notícias relacionadas à caridade, com Benedict doando mais um par de sapatos à Small Steps Project, ONG britânica que ele apoia há anos, e participando de um evento promovido pela também britânica Children and the Arts. Passando para a área profissional, a semana fechou com a notícia de que Edward Berger, diretor de Patrick Melrose, assumiu o cargo em Rio/Let It Fall Back, que até então estava nas mãos de Luca Guadagnino.
A segunda quinzena do mês foi mais agitada graças ao Emmy Awards 2018. Benedict compareceu à festa pré-Emmy promovida pelo Showtime e à própria cerimônia de premiação, onde infelizmente Patrick Melrose acabou não levando nenhuma estatueta, mas onde ele e Sophie aproveitaram para confirmar a chegada de seu terceiro filho!
Aproveitando a visita aos Estados Unidos, Benedict voltou ao The Ellen DeGeneres Show para promover O Grinch, que tinha acabado de ganhar seu terceiro trailer oficial. Além de falar sobre o filme e participar de uma brincadeira, Benedict falou um pouco sobre ter impedido um assalto em Londres:
O mês começou com a notícia de que a atriz Rachel Brosnahan, de quem Benedict disse ser fã durante uma entrevista no tapete vermelho do Emmy, entrou para o elenco de Ironbark.
Na segunda quinzena do mês, mais movimentada, saiu a notícia de que Benedict narrará There’s A Hole In My Bucket, um documentário sobre Royd Tolkien, um dos bisnetos de J.R.R. Tolkien. Poucos dias depois, saíram fotos das filmagens de Ironbark em Londres:
Dando a largada no clima natalino, A ONG Anno’s Africa, muito querida pelo Benedict, anunciou seu novo cartão de Natal beneficente, com arte feita por ele. Para completar, a turnê de divulgação de O Grinch começou para valer, com a revista People publicando uma entrevista com elenco e com Benedict concedendo entrevistas para vários veículos midiáticos em Londres, como as rádios BBC 2 e Magic:
Um mês agitadíssimo!
Logo em seu primeiro dia, Josh Horowitz finalmente divulgou a esquete que gravou com o Benedict para seu programa After Hours. A espera não poderia ter valido mais a pena:
Levando à turnê de divulgação de O Grinch aos EUA, uma das primeiras coisas que Benedict fez ao chegar ao país foi visitar a Ronald McDonald House em Nova York, passando um tempo com as crianças apoiadas pela organização beneficente.
E deu muitas entrevistas. Muitas! Algumas foram em talk shows, como o The Tonight Show Starring Jimmy Fallon e o Live with Kelly and Ryan, mas essas são só a ponta do iceberg. Nós inclusive decidimos fazer um post reunindo todas as entrevistas que encontramos e todas que traduzimos ou legendamos. Para representá-las, deixamos aqui a longa e divertida entrevista que ele concedeu ao Buzzfeed Reino Unido, na qual ele conta 33 coisas que as pessoas talvez não saibam sobre ele:
Nesse meio tempo, ele compareceu à première mundial do filme em Nova York. Logo depois, saíram as primeiras críticas do longa.
Mas o mês não foi feito só de O Grinch, trazendo novidades sobre outros dois projetos do Benedict: Brexit e Mogli!
Brexit ganhou seu primeiro teaser:
E a Netflix divulgou que Mogli chegaria bem antes do esperado, em 7 de dezembro. O anúncio veio acompanhado de um novo título, Mogli – Entre Dois Mundos, e um novo trailer.
A segunda quinzena do mês não começou tão bem, com a triste perda do lendário Stan Lee, cocriador do Doutor Estranho e muitos outros super-heróis icônicos, sobre a qual Benedict se manifestou.
Entretanto também trouxe bons momentos, como a entrevista do James Rhodes, grande amigo de Benedict, a um programa espanhol, na qual ele conta uma anedota sobre o Benedict e revela que Viggo Mortensen é um grande fã de seu amigo.
Além disso, também tivemos Benedict demonstrando apoio à The Prince’s Trust e à Mark Milsome Foundation.
Vimos ainda Patrick Melrose receber merecida atenção: ela foi indicada junto de The Child In Time ao Broadcast Awards 2019 e junto do Benedict ao
23º Satellite Awards, e começou a aparecer em listas de melhores do ano. Mas não parou aí: também surgiu o rumor bombástico de que a série chegará ao Brasil pelo Globoplay, apesar de não haver nenhuma informação concreta acerca desse suposto lançamento.
O mês terminou com as primeiras críticas de Mogli.
O mês começou com a notícia de que Benedict se manifestou em prol de atores refugiados, para que eles conseguissem viajar e trabalhar nos Estados Unidos. A primeira semana do mês ainda contou com Benedict sendo eleito como o Ator do Ano pela revista britânica Heat, a estreia de Mogli na Netflix, mais entrevistas e a indicação do Benedict ao Globo de Ouro 2019.
Na segunda semana, tivemos notícias sobre a sequência de Doutor Estranho, que aparentemente também contará com Scott Derrickson na direção.
E então passamos a falar bastante sobre Brexit: A revista britânica The Spectator publicou uma entrevista excelente concedida pelo Benedict à Mary Wakefield, esposa de Dominic Cummings; o Channel 4 divulgou a data de estreia do filme no Reino Unido, 7 de janeiro; e a HBO se revelou como distribuidora do filme nos EUA, lançou um trailer novo e anunciou que lançará o longa por lá no dia 19 de janeiro:
Uma pausa nas notícias sobre o telefilme veio com a mensagem que Benedict gravou em apoio à campanha #AIDSfree, mas ela não durou muito e logo saíram mais entrevistas (ótimas) sobre o drama, concedidas ao The Times e ao Channel 4. O filme também recebeu suas primeiras críticas, e nós recebemos a notícia maravilhosa de que ele provavelmente também chegará ao Brasil pela HBO, no dia 2 de fevereiro.
E acaba aqui a nossa retrospectiva de 2018! Agradecemos a todos vocês por terem nos acompanhado por mais um ano e que venha 2019 cheio de paz, prosperidade e saúde a todos nós!
Por: Bru, Aline e Gi.