Felizmente, Benedict Cumberbatch é um homem ocupado. Mas 2017 foi um ano movimentado até mesmo para seus padrões. Vários novos projetos foram anunciados, sendo que um deles, The Child In Time, inclusive já foi filmado e lançado; outro, Patrick Melrose, era um sonho antigo; outros pelos quais já esperávamos foram finalizados de alguma forma, como Sherlock e Vingadores: Guerra Infinita; enquanto que outro, A Batalha das Correntes, acabou não chegando às telas este ano, como era previsto. Isso sem contar a alegria do nascimento de seu segundo filho com sua esposa, Sophie Hunter. E junto a tudo isso, Benedict ainda participou de diversos eventos, convenções de fãs e campanhas solidárias ao longo do ano.
Sim, 2017 foi agitado. Vamos relembrar seus melhores momentos?
Seguindo a onda do final de 2016, este ano já começou animado com a estreia da quarta temporada de Sherlock e as várias entrevistas que continuaram saindo com Benedict e os outros membros do elenco para divulgação da série. Teve artigo publicado pela própria BBC, pela RadioTimes, pelo The Hollywood Reporter, além de uma matéria na revista Total Film e algumas featurettes divulgadas pela BBC One. Mas não foi só o detetive londrino que brilhou em janeiro, não! Afinal, Doutor Estranho recebeu três indicações ao BAFTA e uma ao Oscar, e nós vimos Benedict como Thomas Edison pela primeira vez, pois foi quando a primeira imagem oficial de A Batalha das Correntes foi divulgada e quando acompanhamos as filmagens de uma cena do filme em Londres.
O mês também nos trouxe histórias e momentos adoráveis, através dos comentários de Scott Derrickson e Mads Mikkelsen sobre Benedict e a participação dele no vídeo oficial do single Gentle Storm da banda inglesa Elbow, que é uma de suas preferidas.
Bem no comecinho do mês, já recebemos a notícia de que o documentário Walk With Me, narrado pelo Benedict, faria sua première mundial no festival de cinema South by Southwest em março. Além disso, por conta do lançamento de Doutor Estranho em DVD/Blu-Ray/Digital HD nos EUA, vários extras do filme foram compartilhados na internet e Benedict concedeu novas entrevistas de divulgação. Também foi nessa época em que o filme entrou em pré-venda no Brasil e recebeu uma indicação ao prestigiado Nebula Awards. Mas, apesar de Doutor Estranho ter sido o centro das atenções, Sherlock não ficou por baixo e foi considerado o personagem da BBC mais amado no mundo! E, falando em amor, nesse mês tivemos Benedict se posicionando em prol de crianças refugiadas perante o governo britânico e a ONG Anno’s Africa anunciando que arte feita pelo Benedict seria usada para arrecadar dinheiro para seus projetos.
Fevereiro também nos trouxe dois grandes anúncios de novos projetos do Benedict: The Child in Time e Patrick Melrose (até então intitulada Melrose).
A divulgação do lançamento de Doutor Estranho em DVD/Blu-Ray/Digital HD continuou dando frutos e mais entrevistas foram publicadas: teve entrevista para o Good Morning Britain, para o UNILAD Film, para o Yahoo UK, para o 11 alive e para a própria Marvel. O filme também recebeu dez indicações ao Saturn Awards e o trabalho de Benedict nele rendeu comentários gentis por parte de seus amigos e colegas de trabalho Tom Hiddleston, Mads Mikkelsen e Scott Derrickson. Nós também entramos no embalo e fizemos uma análise de como o filme repercutiu.
Também tivemos novidades acerca de outros projetos, com a data de estreia (que acabaria sendo alterada) de A Batalha das Correntes sendo divulgada e Sherlock e The Hollow Crown sendo indicadas ao BAFTA TV Craft Awards, sem contar o anúncio de mais um projeto: a adaptação do maravilhoso novo romance do escritor inglês Matt Haig, How to Stop Time.
Mas, sem sombra de dúvida, a maior e melhor notícia do mês foi relacionada à vida pessoal do Benedict: Ele e Sophie deram as boas-vindas ao seu segundo filho, Hal!
Abril já começou com Benedict e Kelly Macdonald filmando The Child in Time em Londres, onde as gravações continuaram até o final do mês, e com a divulgação da primeira imagem oficial do telefilme.
E enquanto Benedict trabalhava na adaptação da obra de Ian McEwan: ele recebeu mais uma indicação ao BAFTA TV Awards de Melhor Ator por seu trabalho em The Hollow Crown, que também recebeu uma indicação ao prêmio de Melhor Minissérie; O Detetive Mentiroso foi o episódio de Sherlock escolhido pela PBS para concorrer ao Emmy Awards; e saiu o rumor de um possível novo projeto do Benedict, The Man in the Rockefeller Suit, adaptação do livro do jornalista norte-americano Mark Seal. Com tantas adaptações a caminho e sendo o Benedict um notório apaixonado pela leitura, resolvemos fazer um post especial no Dia Mundial do Livro, voltado para seu relacionamento profissional e pessoal com os livros.
Louise Brealey abriu o mês com chave de ouro, contando uma história adorável sobre o Benedict. Em seguida, a BBC One mostrou uma prévia de The Child in Time no seu trailer Pure Drama, um trailer que anuncia as produções originais que serão lançadas pelo canal no ano. No mesmo dia, saiu a notícia de que Benedict e Jake Gyllenhaal estavam negociando suas participações em Let It Fall Back (até então intitulado Rio), novo filme do respeitado diretor italiano Luca Guadagnino. No mesmo final de semana, Benedict compareceu ao BAFTA TV Awards. Ele não levou o prêmio, mas foi entrevistado, encontrou amigos e passou um tempo com os fãs. Fotos e vídeos do evento não faltaram!
A essa altura, metade do mês já tinha ficado para trás, mas ainda deu tempo de mais um projeto do Benedict ser anunciando: uma adaptação do badalado livro de estreia da poeta britânica Megan Hunter, The End We Start From.
Fechando o mês, tivemos Andy Serkis falando maravilhas do trabalho de Benedict em Mowgli (até então intitulado Jungle Book: Origins).
Desta vez quem abriu o mês com palavras gentis sobre o Benedict foi o Tom Holland, que falou sobre como foi trabalhar com ele em A Batalha das Correntes. Na semana seguinte, tivemos: novos ensaio fotográfico e propaganda estrelados pelo Benedict para a Mercedes-Benz Reino Unido; o lançamento do segundo mangá de Sherlock no Brasil; um post especial de Dia dos Namorados listando filmes indicados pelo Benedict; Benedict participando da nova campanha da MND Association; e a primeiríssima crítica de A Batalha das Correntes após uma exibição antecipada do filme em Nova York.
O mês terminou com as gravações de Vingadores: Guerra Infinita em Atlanta e uma entrevista do Benedict sobre A Batalha das Correntes, com direito a novas imagens do filme.
Em julho foram anunciados os indicados ao Emmy Awards 2017. Sherlock – O Detetive Mentiroso recebeu quatro indicações, incluindo a de Melhor Ator em Série Limitada ou Telefilme para Benedict, mas infelizmente a produção não levou nenhum. Ele participou de dois eventos no mês: o primeiro foi a D23 Expo, uma espécie de Comic Con da Disney, onde foi divulgado o primeiro teaser trailer de Vingadores: Guerra Infinita.
O segundo evento foi o London & Film Comic Con, em que ele teve a oportunidade de conversar em um painel e tirar fotos com os fãs.
E claro, foi em Julho que Benedict completou os seus 41 anos de vida, com uma vida bem sucedida tanto profissionalmente quanto pessoalmente. E que as coisas continuem assim!
No mês de agosto vimos o Benedict participar da apresentação do Letters Live no Wilderness Festival, onde rolou “Parabéns a Você” para a mãe dele, Wanda Ventham, e a leitura de uma carta dela no dia seguinte, agradecendo a homenagem e dando um leve puxão de orelhas. Também tivemos a divulgação da data da première mundial de A Batalha das Correntes no Festival Internacional de Cinema de Toronto (TIFF), mais uma doação de sapatos para o Small Steps Project e a aparição do Doutor Estranho em um trailer internacional de Thor: Ragnarok. Ah, foi também em agosto que comemoramos o segundo ano do site Cumberbatch Brasil!
Setembro foi o mês de A Batalha das Correntes, que teve trailer lançado e estreia mundial no TIFF 2017. Benedict participou da première, da conferência de imprensa, de ensaios fotográficos e de diversas entrevistas e eventos do festival. O filme, apesar de contar com um elenco de grandes nomes, infelizmente não foi muito bem recebido pelos críticos. O ator ainda teve tempo de participar do The Tonight Show Starring Jimmy Fallon para divulgar a produção, fazer truques de mágica e cantar.
Setembro também foi o mês de The Child in Time. Tivemos a divulgação do trailer e da data de estreia, uma exibição antecipada do filme e várias entrevistas concedidas pelo Benedict sobre a produção da SunnyMarch, sua companhia produtora.
Logo no começo de outubro tivemos notícias desagradáveis. Reportagens do The New York Times e do The New Yorker revelaram diversas denúncias de assédio sexual por parte de Harvey Weinstein, ex-co-fundador da The Weinstein Company, produtora e distribuidora de diversos filmes de sucesso, incluindo O Jogo da Imitação e A Batalha das Correntes. Por conta do escândalo, o filme teve sua estreia nos cinemas adiada por tempo indeterminado. Benedict prontamente se pronunciou sobre o caso, demonstrando apoio total às vítimas. Mas também tivemos coisas boas: a participação de Benedict no Bloomberg Tradebook Charity Day e imagens de gravações externas de Patrick Melrose em Londres e em Glasgow (dias 1 e 2), que se “disfarçaram” de Nova York para a produção.
Em novembro, mais um pouco de Patrick Melrose: fotos dos dois últimos dias de gravação em Glasgow e o primeiro teaser trailer da minissérie.
Benedict ganhou o prêmio de Ator Imperdível do Ano no Heat Magazine Unmissable Awards pro seu trabalho em Sherlock e The Child in Time. Falando em teaser, após meses de espera, a Marvel finalmente lançou o tão aguardado trailer de Vingadores: Guerra Infinita, que se tornou o mais visto da história do YouTube.
Pudemos ler algumas entrevistas com o ator, com destaque para a feita por Thom Yorke, vocalista do Radiohead, para a revista Interview, que também nos trouxe um photoshoot inédito!
Foi também em Novembro que foi divulgado o primeiro teaser de Patrick Melrose, onde pudemos ver Benedict na pele do personagem título pela primeira vez.
E para finalizar, Benedict foi uma das estrelas que participaram da campanha #drawaline, da ONU Mulheres Reino Unido, lançada no Dia Internacional pela Eliminação da Violência Contras as Mulheres. O detalhe é que as primeiras imagem da gravação do comercial saíram em 24 de novembro, dia anteriormente marcado para a estreia de A Batalha das Correntes em cinemas selecionados nos EUA.
Por fim chegamos ao mês de dezembro, em que tivemos a indicação de Benedict a Melhor Ator em Telefilme ou Série Limitada ao Screen Actors Guild Awards 2018 (Sherlock – O Detetive Mentiroso também foi indicado), a mudança do título do filme “Jungle Book” para “Mowgli“, o lançamento de mais um pôster (super fofo) de O Grinch e o fim das gravações de Patrick Melrose.
E isso foi tudo o que aconteceu em 2017. Ano que vem teremos a oportunidade de ver o Benedict em Vingadores: Guerra Infinita, Patrick Melrose, Mowgli, O Grinch, além das outras surpresas que ele tem guardadas. Agradecemos a todos por acompanhar a trajetória do nosso querido ator em nossa companhia. Esperamos que vocês continuem conosco no ano que que se inicia. Desejamos um Feliz 2018 a todos, cheio de saúde, sucesso e realizações e Benedict Cumberbatch pra dar e vender!