A edição de 8 de Janeiro da Entertainment Weekly traz Benedict caracterizado como Doutor Estranho na capa e um artigo de sete páginas contando detalhes do filme e do personagem-título, além de contar com fotos da arte conceitual do projeto. Confira abaixo os scans da revista e a tradução do artigo:
Link da Galeria:
Artigo:
No set do filme mais psicodélico da Marvel, Benedict Cumberbatch conjura o super herói conhecido como o Feiticeiro Supremo — e desbloqueia o segredo de seu próprio poder
Por Clarke Collin
Em um estúdio de som nos subúrbios de Londres, Benedict Cumberbatch está entrando no rosto de Tilda Swinton. “Eu não acredito em contos de fala sobre chacras ou energia ou no poder da crença”, um Cumberbatch barbudo e esfarrapado resmunga. “Não existe essa coisa de espírito! Nós somos feitos de matéria e nada mais!” O astro de Sherlock está interpretando Stephen Strange, um cirurgião de Nova York brilhante e arrogante cujas mãos são gravemente feridas em um acidente de carro. Desesperado para curar suas extremidades, ele viaja para Catmandu, Nepal, na esperança de encontrar o misterioso personagem de Swinton, o Ancião.
Na coletânea de quadrinhos, o feiticeiro ajuda o médico enquanto se transforma em um super herói misticamente energizado, ensinando-o sobre a variedade de dimensões alternativas que perfazem o chamado “multiverso” da Marvel. No entanto, em Doutor Estranho, do diretor Scott Derrickson (A Entidade), a reunião introdutória na pagoda do Ancião rapidamente fica desagradável quando Strange descobre que a orientação em oferta é mais metafísica do que médica. “Liberte sua mente, e o resto virá em seguida”, o guru de manto pálido aconselha friamente.
Esse conselho pode também ser útil para as plateias. [i]Doctor Strange, que chega aos cinemas em 4 de novembro, e um tipo mais experimental de blockbuster da Marvel do que qualquer coisa na obra Vingadores do estúdio. As aventuras saltitantes de universo do Doutor datam de volta aos anos 1960, quando o artista Steve Ditko e o escritor-editor Stan Lee o criaram como uma partida distante dos contos mais ligados à terra dos outros super heróis, e este filme, também, está designado para levar a Marvel a uma direção mais cósmica. “[i]Estranho é um ponto de entrada a uma seção ainda mais estranha — sem trocadilhos — dos quadrinhos, que envolve dimensões paralelas”, diz o presidente da Marvel Kevin Feige. “Demos às plateias um minúsculo gosto disso no final de Homem-Formiga, quando ele vai para o reino do quantum… Esta é a ponta do iceberg para o que passamos neste filme.”
Quando ao que precisamente nos espera no outro lado, esta é uma pergunta para as eras — ou pelo menos este outono. A Marvel está mantendo segredos sobre o roteiro mais trancados do que o triplex de Nova York protegido magicamente de Strange, o Sanctum Sanctorum. A produção de Doutor Estranho só começou em novembro, quando Cumberbatch e cia. passaram quatro dias gravando externas no Nepal, antes de aterrissar na base do filme no Reino Unido, a Longcross Film Studios. Eles visitarão Hong Kong e Manhattam antes de encerrar em março, mas nesse momento, ainda é cedo. Tão cedo que a foto da capa da EW marcou uma das primeiras ocasiões em que Cumberbatch tinha usado o traje emantado de Strange. O ator até usou a oportunidade como algo de uma sessão de pesquisa e desenvolvimento para suas gesticulações invocadoras de feitiço. “Esses gestos são maneiras de criar a magia”, diz Cumberbatch, 39. “É uma coisa bonita, de balé, é muito dinâmico. E uma vez que os meninos na sala de trás conseguirem trabalhar nisso, vai ter uma m*rda louca acontecendo.”
M*rda louca tem sido parte do mundo de explodir a retina de Strange desde que ele emergiu em julho de 1963 e cativou a contracultura com sua necromancia da Nova Era e um amuleto poderoso conhecido como o Olho de Agamotto. Em 1968, Tom Wolfe colocou o personagem em seu clássico do Novo Jornalismo O Teste do Ácido de Refresco Elétrico. Naquele mesmo ano, o Feiticeiro Supremo, como ele ficou conhecido, podia ser visto na capa do álbum do Pink Floyd A Saucerful of Secrets (se você olhasse com cuidado, cara!).
Ele continuou um favorito através das décadas, e — em um mundo cinemático onde até os Guardiões da Galáxia se tornaram um fenômeno de bilheteria — um maduro para o tratamento da tela grande. Boatos diziam que Matthew McConaughey e Jake Gyllenhaal, entre outros, estavam na corrida para Strange, mas Cumberbatch, que aterrissou o papel em dezembro de 2014, não era familiar com o personagem, apesar de sua facilidade de interpretar homens talentosos e um tanto egocêntricos (ou dragões, se você contar os filmes do Hobbit). Tornar-se um super herói, ele diz, “não [era] algo que eu tinha na minha lista de desejos.” O que o intrigou foi o casamento do científico e o esotérico do filme, que ele conectou com uma experiência de sua própria juventude. Aos 19 anos, Cumberbatch tinha dado aulas de inglês a monges tibetanos na zona oeste de Bengal no nordeste da Índia. “Eles me ensinaram resmas, quilômetros mais do que eu possivelmente poderia começar a ensiná-los”, ele diz. “Eu fiquei interessado no ponto de encontro entre a lógica ocidental e o misticismo oriental.”
Enquanto esse ponto de encontro é transportado no filme, o roteiro se desvia de maneiras essenciais da revista em quadrinhos. Mais notadamente os quadrinhos retratou o Ancião como um homem tibetano. Swinton, não é preciso dizer, não é nem um nem outro. Mas aí, parece haver alguma dúvida se o personagem de Swinton é feminino. “Acho que isso tudo está nos olhos de quem vê”, a atriz diz. “Sabe, seu gênero sai da boca da pessoa que está falando com você.” (Apenas processe essa ideia por um momento.) Outra mudança possível? Um dos inimigos cômicos de Strange é o feiticeiro Karl Mordo. Chiwetel Ejiofor (12 Anos de Escravidão) ganhou o papel, mas ninguém confirmará sua verdadeira vilania. “Ele é um personagem complexo que acho que não pode ser resolvido de qualquer maneira”, Ejiofor diz. Aham. Certo.
Enquanto isso, o vilão principal será interpretado por Mads Mikkelsen (mais recentemente visto na série de TV Hannibal). Os produtores ainda não estão prontos para divulgar a identidade dele, mas ficam felizes em fornecer algumas pistas. ”Há coisas assustadoras nessas outras dimensões, e os feiticeiros nos protegem de todas essas coisas que estão à espreita”, Feige diz. ”O personagem de Mads se isola e cria uma seita própria, e acredita que O Ancião está apenas protegendo sua própria base de poder e que o mundo poderia ser melhor se nós permitíssemos que essas outras coisas acontecessem”. Outro mistério: O personagem interpretado por Rachel McAdams. Ela é uma cirurgiã de Nova York – será ela também um interesse romântico para o doutor? ”Ela é mais meu alvo que o Ancião é”, Cumberbatch diz, sorrindo. ”Vamos colocar dessa forma”.
Mesmo se ele não conseguir a garota, Estranho será abençoado com um arsenal mágico que poderia deixar até mesmo Loki com inveja. ”Ele tem uma Capa de Levitação que o permite voar”, Feige diz. ”O Olho de Agamotto consegue manipular probabilidades, o que é uma outra forma de dizer ”zoar com o tempo”. ”Ele consegue criar escudos e chicotes na forma de mandalas de luz. Ele consegue criar portais para ir para outros lugares do mundo”. Não é só enrolação. ”Há todo tipo de loucura”, Cumberbatch diz. ”Cair, voar, pular, lutar, socar, ser socado. É realmente uma baderna.”
As coisas começam a ficar exigentes num nível corporal no set quando Estranho alfineta O Ancião e ela (ele?), como algum tipo de Bruce Lee élfico, agarra seu pulso e torce seu braço. Ela então estende seu outro braço, com a palma da mão virada pra cima e, sem tocar nele, manda Estranho caindo pra trás, para uma sequência excitante que, nos bastidores, foi apelidada de ”Tour do Mistério Mágico”. Se isso soa um pouco exagerado para um filme de super-herói, você não está errado. ”Estou perpetuamente maravilhado por estar fazendo esse filme”, diretor Derrickson diz.”Eu fico esperando alguém bater na porta e falar ”Esse filme é muito esquisito, não podemos fazê-lo”.
Pelo contrário. Feige diz que o incrível estilo psicodélico dos quadrinhos é uma verdadeira inspiração.”É o que vai diferenciar esse filme de todos os outros filmes da Marvel”, ele diz.”E, com sorte, de todos os outros filmes já feitos”. Agora eles só precisam lançar o feitiço.
Tradução: Aline e Gi | Fonte