A Variety publicou hoje uma entrevista com o escritor Neil Gaiman, em que ele fala sobre a escalação de Benedict para o papel de Satã em Good Omens, adaptação do livro Belas Maldições, escrito por ele e seu falecido amigo, o igualmente celebrado Terry Pratchett. Confiram abaixo:
Quando refletia sobre quem poderia fazer jus à voz de Satã em Good Omens, o único nome que surgiu na mente de Neil Gaiman foi o de Benedict Cumberbatch – mas não pela razão que você acha.
Foi do ponto de vista de pensar ”Ok, você está numa série onde Frances McDormand faz Deus”, Gaiman conta à Variety. “E nós precisamos de alguém que sabe atuar – que não vai simplesmente desaparecer da tela por causa da ideia de Frances McDormand. Eu sentei e penei ‘quem tem essa extensão vocal?”’
[…]
Originalmente, Gaiman, quem serviu como showrunner e escreveu todos os episódios da série, conta que ele leu as falas de Satã, mas muito rapidamente eles souberam que eles precisavam de “alguma coisa muito melhor”. Ele então pensou em Cumberbatch. O escritor o tinha visto atuar numa caridade em Londres, onde ele leu cartas famosas da História.
“Eu o vi atuar e pensei ‘Isso é mágico. Isso é absolutamente incrível”’, ele diz. “Então, quando comecei a pensar ‘Ok, quem eu posso encontrar? Quem poderia me dar uma performance assim num curto período de tempo?’, Benedict simplesmente foi minha primeira escolha”.
Felizmente, o diretor de Good Omens, Douglas McKinnon, tinha trabalhado com Cumberbatch na série Sherlock da BBC e tinha como contatá-lo. Então, Gaiman arriscou, enviou um email para o ator e, quando ele foi ver, Cumberbatch já estava no estúdio de gravação.
“Assim que Benedict começou a interpretar as falas do seu jeito, a coisa toda veio à vida. De repente, não se tratava mais de um filme de monstro”, ele diz. “De repente, parecia Good Omens de novo. Você tinha alguém que poderia ter 150 metros de altura e que basicamente era um pai ausente incapaz de lidar com uma criança rebelde”.
Então, eles deram a gravação de áudio e vídeo para o supervisor de efeitos visuais Jean-Claude Deguara e seu time do Milk VFX para que eles criassem um Satã de CG que tivesse alguns dos traços e movimentos de Cumberbatch, para fazer o personagem parecer mais completo.
Apesar do Satã nunca aparecer de verdade no livro de Gaiman, o escritor-produtor diz que ele sabia que para a adaptação o público teria que ver o personagem. Adicionalmente, ele criou toda uma nova trama depois da cena de Satã que também não está no livro, para manter os fãs em suspense.
Fonte | Tradução: Gi
A caridade em Londres à qual o artigo se refere é a primeiríssima apresentação do Letters Live, que aconteceu em dezembro de 2013 em Londres e contou com a presença de Gaiman, que também se apresentou àquela noite.
Todos os seis episódios de Good Omens já estão disponíveis na Amazon Prime Video. Como já havia sido divulgado, o Satã de Benedict aparece no último episódio.