A edição de verão da revista SFX trouxe uma matéria super interessante sobre Doutor Estranho, falando do filme, da história do personagem, de suas habilidades e muito mais. Confira abaixo a tradução:
DIAS ESTRANHOS
Então, quem é Doutor Estranho?
Com o filme chegando, Nick Setchfield lança as runas para revelar os segredos do super-herói mais esquisito da Marvel…
Doutor Estranho não foi o primeiro super-herói com um toque de ocultismo nos quadrinhos. Notáveis precedentes incluem Zatara, que estreou ao lado do Super-Homem no Quadrinhos de Ação nº1 em 1938, o colega supernaturalista da DC, Doutor Destino, e o estiloso necromante Mandrake O Mágico, que estrelou em sua própria tirinha de jornal em 1934.
Ele tampouco foi o primeiro mestre das artes místicas do Universo Marvel. Doutor Doom apareceu em Aventuras Incríveis nº1 em 1961. Mais tarde foi renomeado Doutor Druida, e sua história de origem compartilhou elementos com a história de Estranho. ”Eu sempre gostei de Doutor Doom, mas esqueci dele”, confessou Stan Lee.
Doutor Estranho não foi nem mesmo o primeiro Doutor Estranho da Marvel. A história ”A Fortaleza de Doutor Estranho” da série Contos de Suspense viu o Homem de Ferro lutar contra um cientista vilanesco que conseguiu poderes mentais depois de ser bizarramente atingido por um raio. Esse Doutor Estranho apareceu apenas dois meses antes do seu sucessor feiticeiro assumir seu nome.
O artista de Homem-Aranha, Steve Ditko, conjurou a ideia inicial.”Por mim mesmo, eu levei à Lee uma história de cinco páginas, desenhada à mão, com uma página do roteiro da minha ideia de um tipo de personagem novo, diferente, para ter mais variedade nos quadrinhos Marvel”, o criador de quadrinhos lendariamente recluso admitiu em 2008. Em 1963, Stan Lee admitiu que foi ”ideia de Steve e eu pensei que poderíamos tentar”.
Estranho recebeu esse nome por causa do quadrinho que o originou. Publicado pela primeira vez em 1951, Contos Estranhos tradicionalmente publicava histórias chocantes e cheias de reviravoltas no estilo de Além da Imaginação, que eram o forte da Marvel antes do Quarteto Fantástico mudar tudo. Lee brincou com a ideia de batizá-lo de Sr. Estranho, mas pensou que era muito parecido com o Sr. Fantástico do QF.
A ALEGRIA DE ENFEITIÇAR: Os cinco feitiços do Feiticeiro Supremo que mais deformam a realidade:
As Faixas Escarlates de Cytorrak: Impede o oponente, mas também permite viagens interdimensionais.
As Imagens de Ikonn: Cria visões ilusórias, incluindo duplicatas de Doutor Estranho, para confundir.
Os Sete Anéis de Raggadorr: Pode ser usado como um escudo oculto para proteger áreas grandes de ataques mágicos.
Chamas de Faltine: Conjura fogo místico defensivo, mas também pode ser implementado protetivamente.
As Névoas de Munnopor: Desencadeia um gás azul etéreo que tem o poder de sufocar. Cheque as bocas do seu fogão.
PALAVRAS MÁGICAS: conheça o supremo escritor de quadrinhos Steve Englehart
O que lhe excitou criativamente quando lhe deram Doutor Estranho?
Naquele momento, foi simplesmente um novo lugar onde brincar. Eu tinha escrito o Doutor como parte dos Defensores, onde ele era basicamente um super-herói que fazia coisas mágicas, e eu gostei da ideia de aprofundar nas coisas mágicas.
O quanto seu próprio interesse pelo oculto interferiu nas histórias que você estava contando?
Eu não tinha interesse pelo oculto naquele momento. Mas eu decidi que, se eu fosse escrever um Feiticeiro Supremo crível, que eu deveria aprender algumas coisas – e descobri que eu gostava do que estava aprendendo, então com o passar de cada edição, eu estava mais e e mais fluente na arte de Mágicka verdadeira. Agora, tentando incorporar mágicka verdadeira em quadrinhos foi difícil porque eu não estava escrevendo um tratado, mas ela aparecia sempre que podia, e os temas passaram de conceitos espetaculares de quadrinhos para espetaculares conceitos de Mágicka no formato de quadrinhos.
Houve algumas ideias de fritar a mente nas suas histórias. Pra quem você estava escrevendo? Crianças? Ou para a contracultura?
Quadrinhos naquela época ainda estavam sob o Código de Quadrinhos, que demandava que qualquer pessoa entre 6 e 60 anos poderia lê-los – e assim, pessoas que queriam lidar com assuntos como Mágicka, e drogas, e Deus, tinham que ser evasivas. Dito isso, eu estava definitivamente escrevendo para alguém que pudesse apreciar o mundo mágicko, independentemente de ter 6 ou 60 anos. Doutor ia a lugares onde ninguém mais ia, então seus quadrinhos tinham aquela extra dimensão ímpar (por assim dizer).
Como você lidou com o Estranho em si?
Ele era um cara que havia contido muito de sua humanidade (menos sua egocentricidade), mas ele: a) tinha que lidar com muita coisa, e; b) sabia muito sobre o ramo que escolheu do que qualquer outra pessoa, então às vezes ele tinha que ser lembrado de sua humanidade. Se os Vingadores perdessem uma ameaça de vista, o Quarteto Fantástico poderia ir atrás dela, mas Doutor Estranho não tinha backup; todo esse peso estava em seus ombros somente.
Estamos finalmente prestes a ver Doutor Estranho na tela grande. O que o filme precisa acertar para honrar os quadrinhos?
Vai ser cósmico! Isso aqui não é Mandrake, o mágico. Francamente, eu não sei praticamente nada sobre o filme, mas Benedict Cumberbatch é uma ótima escolha, porque Estranho precisa ser inteligente, e os trailers parecem pertinentemente inconvencionais, e a Marvel verdadeiramente parece ter toda essa coisa de filme sob o controle, então eu estou muito esperançoso de que o filme estará à altura dos quadrinhos.
Obs.: A palavra mágicka foi traduzida com essa grafia, porque o texto original trazmagick, e após pesquisarmos descobrimos que essa grafia é própria do termo utilizado pela religião Telema. Clique aqui para saber mais.
Mas ele é um médico completamente qualificado. Seu conto de origem – contado cinco edições depois de sua estreia em Contos Estranhos nº110, em julho de 1963, revelou que ele era um antigo neurocirurgião que perdeu suas habilidades físicas após ter suas mãos estraçalhadas num acidente de carro. Espiralando numa onda de desgosto de si mesmo, Estranho se tornou um andarilho, sua caça por uma cura o levando até os pontos secretos do Tibete, à procura do lendário O Ancião, um mago aparentemente imortal. Tilda Swinton interpreta o O Ancião no filme, trocando tanto o gênero quanto a etnicidade do original dos quadrinhos.
O escondido reino místico tibetano é um cliché em ficção de aventura, aparecendo no romance de James Hilton, Horizonte Perdido, publicado em 1933, o best-seller que deu ao mundo o conceito de Shangri-La. Fez sua parte na origem do popular aventureiro A Sombra, e foi revisitado na tela grande no filme Batman Begins, de 2005.
O Ancião já tinha um discípulo – o nefário Baron Karl Amadeus Mordo, que será levado para a telona por Chiwetel Ejiofor (12 Anos de Escravidão, Perdido em Marte). Frustrando os planos de Mordo de matar seu mestre e descobrindo sua própria capacidade para o bem, Estranho se torna o herdeiro favorito do O Ancião para o título do Feiticeiro Supremo da Terra.
O chefe dos estúdios Marvel, Kevin Feige, chama a história de ”clássica história de origem da Marvel…uma das melhores origens de todos os tempos”. O diretor Scott Derrickson contou à USA Today que ”Estranho está evoluindo espiritualmente através de sua dor e tormento, e fazendo isso através da experiência de realidades incrivelmente esquisitas.
O conjunto de habilidades mágicas de Estranho inclui o poder de projetar astralmente, liberando uma versão fantasmagórica de si mesmo nos planos superiores de existência (nós vemos Benedict Cumberbatch experienciar esse fenômeno no trailer após um golpe de arte marcial mágica dado pelo O Ancião de Swinton). Sua Capa da Levitação escarlate o permite pairar sem precisar de um feitiço de voo. Mas tenha em mente que não é tudo voltado só para o lançamento de feitiços. Benedict Cumberbatch disse à Entertainment Weekly que há mais ação no filme do que você possa estar imaginando: ”Há uma enorme quantidade de fisicalidade. Ele é uma presença muito forte no mundo fisicamente”.
Enquanto Ditko criava as histórias, Lee tomava conta do diálogo majestosamente rebuscado. ”Escrever Doutor Estranho foi uma alegria porque me deu a oportunidade de inventar expressões esquisitas pra ele falar”. ”Eu gostava de inventar minhas próprias expressões com pronúncias doidas, como ‘Pelos grisalhos anfitriões de Hoggoth, que a escuridão oculte a luz’ ou ‘Pelas místicas montanhas de Munnipor, que suas armas se transformem em areia!”’. Muitos assumiram que Stan o Cara estava invocando forças mágicas arcanas. ”Eu odiei ter que admitir que eu criava essas coisas simplesmente porque eu gostava de usar frases que soavam dramáticas pra mim”.
Ditko apresentou as artes mais surpreendentes de sua carreira perdendo Estranho entre cenários oníricos extra dimensionais, cuja maluquice psicodélica antecipou a contracultura dos anos 60. Lee elogiou ”o estilo incrivelmente dramático e mágico” de seu colaborador, dizendo que ”quando nós fazíamos o bom doutor entrar em outra dimensão, Steve desenhava essa dimensão de uma maneira que lhe permitia acreditar que ela realmente existia. Se alguma tirinha já deveu seu sabor e sua individualidade a um artista, é esta”.
Serão os reinos de encher olhos de Ditko replicados na tela grande? O trailer nos dá breve cenas de quartos caleidoscopiando e cidades se dobrando no estilo de A Origem, mas o diretor Scott Derrickson promete ainda mais para pirar sua cabeça.”Eu sempre fui interessado nos visuais extremamente impressionantes dos quadrinhos”, ele conta à Entertainment Weekly.”Eu tinha ideias muito ambiciosas para os visuais, que saíram dos quadrinhos, que filmes ainda não fizeram. Muito disso remete à arte de Ditko e toda aquela loucura dos anos 60 que você vê nos quadrinhos”. Kevin Feige diz à Screenrant: ”Nós gostamos da ideia de brincar com dimensões alternativas. O jeito maluco e chapado de viajar pelas dimensões de Ditko é uma coisa que consideramos muito, muito legal…brincando com as percepções da realidade”.
Depois que Lee e Ditko saíram da tirinha, Doutor Estranho recebeu uma breve e bizarra transformação, equipado com uma máscara azul para parecer mais com o super-herói tradicional e aumentar as vendas. Ele mais tarde se tornou o líder dos Defensores, um super time anárquico que incluía o Hulk, o Sub-Mariner e o Surfista Prateado no seu rol independente.
A geração seguinte de criadores levou a alta esquisitice de Ditko pra ainda mais longe, alimentada por sessões de conversas repletas de LSD. Uma temporada clássica das histórias dos anos 70, escrita por Steve Englehart e Frank Brunner, testemunhou a criação do universo e o encontro de Estranho com um feiticeiro viajante do tempo chamado Sise-Neg – leia de trás para frente – planejado para ser o próprio Deus. Quando Stan Lee demandou que eles publicassem uma retratação, Englehart e Brunner escreveram uma falsa carta efusiva vinda de um padre texano – e a Marvel prontamente a publicou na coluna de cartas…
Os adversários clássicos de Doutor Estranho incluem Pesadelo, o governante do Mundo dos Pesadelos dentro da Dimensão do Sonhos, o profundamente demoníaco Mephisto; e o homem com cabeça de fogo, Dormammu, tirano da Dimensão das Trevas. Ele também já lutou com Drácula. Nada foi dito até agora sobre qual dos quatro – ou se é algum deles – nós veremos no filme, mas o personagem de Mads Mikkelsen permanece curiosamente inominado…
Benedict Cumberbatch bateu Jared Leto, Ethan Hawke e Joaquin Phoenix para trazer Estranho para a tela grande, mas ele não é a primeira encarnação live action: Peter Hooten interpretou o Mestre das Artes Místicas num piloto para TV, em 1978. Tom Selleck supostamente estava disponível para o papel no começo dos anos 80 – é o bigode, certo? 0 enquanto que, em 1989, Nicolas Cage era a escolha do diretor Alex Cox.
Este é um filme crucial para a Marvel. Assim como Guardiões da Galáxia cortou a fronteira cósmica do universo do estúdio e Demolidor, na televisão, estabeleceu seu fronte de batalha num nível de vizinhança, Doutor Estranho lançará a audiência para ainda mais longe de sua zona de conforto super-heroica. ”Ele vai abrir um lado completamente diferente de contar histórias em nossos filmes”, promete Kevin Feige. Se a Marvel acertar esse filme, ele será o verdadeiro começo da mágica.
PROPRIEDADE SURREAL: Por dentro da mansão mística de Estranho
Um dos endereços mais famosos no Universo Marvel, a toca de Estranho está localizada na Rua Bleecker no 177A, no coração do boêmio Greenwich Village, em Nova York. Essa residência vitoriana de três andares seria uma venda difícil pra qualquer corretor de Nova York – a terra por baixo dela foi amaldiçoada por um pajé para aprisionar uma entidade causadora de caos, e também já foi um local de sacrifícios pagãos, um cemitério para pobres, e já serviu de casa para um culto satânico.
Ainda assim, que cozinha boa. Uma conexão para energias ocultas, agora ela está protegida pelo Selo de Vishanti, também conhecido como Janela dos Mundos, cujo design icônico fielmente reproduzido pode ser visto no trailer do filme.
O interior labiríntico do prédio é maior por dentro, no estilo da TARDIS, seus quartos sempre se transformando e relocando, suas portas garantindo acesso para outras dimensões. O terceiro andar é onde fica o sagrado Sanctum Sanctorum de Estranho, abrigando sua incomparável coleção de livros mágicos e artefatos.
Tradução: Gi