Confira a matéria do site The Stage em que a produtora do NT Live Emma Keith fala do sucesso de bilheteria que Hamlet se tornou no Reino Unido esse ano e dos impactos da peça no futuro do projeto.
Por David Hutchison
A apresentação de Benedict Cumberbatch em Hamlet foi aclamada como uma transmissão “impactante” para o NT Live, visto que novos números revelam que ela arrecadou quase 3 milhões de libras nas bilheterias do cinema do Reino Unido.
Incluindo as exibições adicionais, a apresentação capturada da pela agora vendeu mais do que o filme Macbeth, com Michael Fassbender — com £ 2,93 milhões arrecadados comparados aos £ 2,82 milhões de Macbeth. Ela também quebrou o recorde de maior audiência global do NT Live até hoje.
A produtora do NT Live Emma Keith disse ao The Stage que Hamlet tinha “ultrapassado os limites” do sucesso de bilheteria para exibições ao vivo de teatro.
A produtora também citou a transmissão de War Horse no ano passado e The Audience em 2013 como momentos em que o público se agarrou à ideia do teatro na tela grande.
Ela disse: “Produções assim realmente quebram recordes para nós, e rompem mesmo. Acho que em parte é porque estão se dirigindo a uma audiência ligeiramente mais mainstream, e têm pessoas envolvidas que são reconhecíveis além de uma plateia que frequenta teatros.”
O NT Live começou em 2009 como uma forma do National Theatre transmitir seus shows nos cinemas pelo Reino Unido. Agora ele se ramificou para a captura do teatro em outros lugares, incluindo produções comerciais, e no total transmitiu quase 50 apresentações.
Keith afirmou que o Hamlet do Barbican, embora uma peça comercial, aumentaria a popularidade de transmissões de teatro subsidiadas no futuro.
Ela disse: “A posição em que estamos [no National Theatre] quando podemos dobrar nossa audiência — já que muitas pessoas podem ver um NT Live assim como podem ver um show durante sua temporada aqui no Olivier Theatre — é fantástico para nós poder fazer isso através da transmissão ao vivo.
Como uma organização de caridade e financiada por impostos, para nós é brilhante poder exibir esse trabalho para um público tão amplo.”
Ela continuou: “Há shows como Hamlet, que é uma produção comercial, que não são uma produção subsidiada. Mas nós sabemos que a plateia que vem para Hamlet voltará para shows futuros.”
A notícia do sucesso de bilheteria de Hamlet vem quando a peça foi nomeada o sétimo ingresso mais popular para qualquer evento de entretenimento ou esportivo em 2015.
O site de ingressos Viagogo revelou que a peça estava mais em demanda do que a partida de rúgbi do campeonato Seis Nações entre Inglaterra e França, embora menos popular do que a última turnê do One Direction.
Tradução: Aline | Fonte