O National Theatre britânico está estudando a possibilidade de produções como Frankenstein e Hamlet chegarem a algum serviço de streaming. Leia mais abaixo:
No que pode ser uma pequena luz no fim do longo túnel dos fechamentos prolongados do teatro ao vivo nos dois lados do Atlântico devido à pandemia do coronavírus, o National Theatre britânico está pela primeira vez mostrando sinais de que pode considerar deixar seu soberbo catálogo de produções do NT Live disponível para streaming.
Respondendo a incontáveis questões sobre o assunto nas redes sociais nesta semana, o time NT escreveu: neste estágio, estamos ativamente olhando para o que podemos oferecer a plateias enquanto o National Theatre está fechado. Esperamos ter mais notícias sobre isso muito em breve”.
The Hollywood Reporter entrou em contato para mais informações sobre o que pode ser um incremento bem vindo para plateias famintas de teatro pelo mundo inteiro, particularmente enquanto o fechamento de teatros ao vivo e salas de cinema se estende, e confinamento domiciliar se torna mais opressivo.
Teatros em várias partes dos EUA afetados pelo fechamento ordenado pelo governo de casas de show ao vivo têm se mexido para encontrar maneiras de transmitir produções filmadas para portadores de ingressos, enquanto um dos serviços de streaming mais estabelecidos, Broadway HD, que têm um catálogo vasto contendo centenas de produções de performances capturadas ao vivo, está oferecendo um período de 7 dias de teste grátis para seu serviço amplamente disponível.
O Metropolitan Opera em Nova York, que confirmou ontem o cancelamento do restante de sua temporada 2019-2020, esteve oferecendo “Nightly Met Opera Streams”, uma série grátis de apresentações ao vivo em HD de suas apresentações passadas, durante o fechamento devido ao coronavírus.
Em Londres, o serviço de streaming de artes performáticas Marquee TV anunciou uma colaboração com a Royal Opera House e a Royal Shakespeare Company para trazer produções filmadas direto para espectadores de casa, com estreias também incluindo trabalho do Royal Ballet e do English National Ballet.
Porém, enquanto o streaming de performance ao vivo tem sido um setor de crescimento por um número de anos, o NT Live tem se permanecido estritamente limitado a exibições teatrais em curta temporada de produções filmadas, incluindo shows vindos de sua nave-mãe na London South Bank, do West End e além.
A organização estava entre as primeiras a dar passos significativos ao mercado digital do teatro filmado em 2009 quando o então diretor artístico Nicholas Hynter procurou replicar o sucesso do empreendimento de risco Met Opera.
O NT Live estreou naquele ano com Helen Mirren e Dominic Cooper em Phèdre, que foi visto por mais de 50.000 pessoas. Outras produções que se seguiram incluíram Ian McKellen e Patrick Stewart em No Man’s Land, James Franco e Chris O’Dowd em Of Mice and Men, Andrew Garfield e Nathan Lane em Angels in America, Mark Strong em A View From the Bridge, Tom Hiddleston em Coriolanus, Simon Russell Beale em Macbeth, Ruth Wilson em Hedda Gabler e Gillian Anderson e Lily James em All About Eve, só para mencionar alguns.
A filmagem da temporada de 2015 de ingressos esgotados do Hamlet de Benedict Cumberbatch no Barbican atingiu um novo auge para o NT Live de 690.000 compradores de ingressos. A produção de 2011 de Danny Boyle de Frankenstein para o National Theatre foi exibido em duas versões diferentes, permitindo que plateias vejam os protagonistas alternados Cumberbatch e Jonny Lee Miller ambos como o cientista e sua criação reanimada.
Produções atuais cuja disponibilidade teatral estão principalmente em espera durante o blackout do coronavírus incluem Phoebe Waller-Bridge em seu show solo original Fleabag, James Corden em One Man, Two Guvnors, Andrew Scott em Present Laughter, Sally Field e Bill Pullman em All My Sons, McKellen em King Lear, James McAvoy em Cyrano de Bergerac, Mirren em The Audience e a favorita de Game of Thrones Gwendoline Christie em A Midsummer Night’s Dream.
Também está disponível um filme da temporada original do Royal Court de Hangmen de Martin McDonagh, que estava em prévias em sua transferência para a Broadway quando os teatros de Nova York foram fechados semana passada e hoje anunciou que não reabriria quando as operações retomarem.
Considerando que espera-se que algumas apresentações do NT Live tenham uma vida comercial contínua uma vez que os teatros reabrirem, qualquer pacto com streaming provavelmente não cobriria o catálogo inteiro. A encenação aclamada de The Lehman Trilogy de Sam Mendes, que já estava em distribuição limitada, tinha acabado de começar prévias em uma transferência para a Broadway quando o fechamento ocorreu, colocando sua abertura oficial planejada em 26 de março e o restante de sua temporada de engajamento limitado no limbo.
O retrato de família de judeus austríacos na Viena do começo do século XX semi-autobiográfica de Tom Stoppard, Leopoldstadt, que abriu no West End para críticas fortes em fevereiro e tinha sido inclinada para uma mudança para a Broadway na próxima temporada, tem sua estreia no NT Live em salas de cinema marcada para 25 de junho.
Os teatros da Broadway encerraram suas operações em 12 de março em resposta a um mandado do estado de Nova York para fechar todos os locais com capacidade maior que 500 assentos como parte de precauções contra o coronavírus, com teatros regionais menores e fora da Broadway segundo prontamente. Teatros em Londres e pelo Reino Unido fecharam na segunda em acordo com a recomendação do primeiro ministro Boris Johnson de limitar grandes aglomerações.