Benedict Timothy Carlton Cumberbatch
19 de Julho de 1976, Londres, Reino Unido
Pais: Timothy Carlton e Wanda Ventham
Educação: Brambletye School / Harrow School / University of Manchester (BA) / London Academy of Music and Dramatic Art (MA)
Esposa: Sophie Cumberbatch (anteriormente Hunter, casados em 14 de fevereiro de 2015)
Filhos: 2 (Christopher Carlton Cumberbatch, 1 de Junho de 2015, e Hal Auden Cumberbatch, 3 de Março de 2017)
Altura: 6’ (1,83 m)
Benedict Cumberbatch nasceu e foi criado em Londres, Inglaterra, na região de Kensington. Seus pais, Wanda Ventham e Timothy Carlton (Timothy Carlton Congdon Cumberbatch) são também atores. Ele tem uma meia-irmã, Tracy, fruto do primeiro casamento da sua mãe.
Cumberbatch frequentou a Brambletye School e a Harrow School, onde recebeu uma bolsa de estudos de artes e onde começou a atuar. Após terminar a escola, ele passou um ano como voluntário, como professor de inglês, em um monastério tibetano. Ao retornar, ele estudou drama na Universidade de Manchester. Ele continuou seu treinamento como ator na Academia de Música e Artes Dramáticas de Londres (LAMDA na sigla em inglês), onde conseguiu o título de mestre (M.A.) em representação clássica.
Benedict tem trabalhado no teatro, televisão, cinema e rádio. Alcançou a fama após a estreia da série Sherlock da BBC One, em 2010, onde interpreta o detetive Sherlock Holmes.
Em 2013, ganhou o Britannia Award (BAFTA/LA Britannia Awards) como Artista Britânico do Ano. Em 2014, ganhou o Emmy como Melhor Ator em Minissérie ou Filme pela sua atuação no episódio “His Last Vow”, terceiro episódio da terceira temporada na série Sherlock. Em 2015, foi indicado os Oscar de melhor ator pelo seu papel como o matemático Alan Turing, no filme “O Jogo da Imitação”.
Benedict participou na trilogia de filmes baseados no livro de J.R.R. Tolkien, “The Hobbit”, realizada por Peter Jackson, onde fez a voz e a representação capturada por computador do dragão Smaug e do Necromante.
Outros papéis notáveis são Stephen Hawking, seu primeiro papel de destaque na TV, no telefilme “Hawking” (2004), que lhe valeu uma nomeação na categoria de melhor ator principal no BAFTA televisivo; Peter Guillam em “O Espião de Sabia Demais” (2011); Khan em “Além da Escuridão: Star Trek” (2013); Julian Assange em “O Quinto Poder” (2013) e William Ford em “12 Anos de Escravidão” (2013).
Em abril de 2014, a BBC anunciou que Benedict Cumberbatch protagonizaria a minissérie “The Hollow Crown” no papel de Ricardo III. A minissérie, com transmissão prevista para 2016, faz parte de um ciclo de adaptações televisivas das obras históricas de William Shakespeare.
Em dezembro de 2014, a Marvel confirmou que Benedict Cumberbatch foi escolhido para o papel do Doutor Estranho, na adaptação dos quadrinhos para o cinema. O filme tem estreia prevista para 4 de novembro de 2016.
No teatro, Benedict venceu o prêmio Olivier de melhor ator pelo seu muito elogiado papel na peça Frankenstein, do National Theatre. Ele partilhou o prêmio com Jonny Lee Miller, com quem alternava entre o papel do Dr. Victor Frankenstein e o da sua criatura.
Entre agosto e outubro de 2015, esteve em cartaz na peça Hamlet, no teatro Barbican, em Londres, onde interpretou o personagem principal. A peça se tornou a que vendeu ingressos mais rapidamente na história do teatro londrino, com ingressos praticamente esgotados com um ano de antecedência; e sua exibição ao vivo nos cinemas ao redor do mundo quebrou recordes de bilheteria.
Na Lista de Honrarias do Aniversário da Rainha Elizabeth em 2015, Benedict recebeu o título de CBE (Comendador da Ordem do Império Britânico) pelos seus serviços nas artes e caridade.
Em Janeiro de 2018 foi anunciado que Benedict Cumberbatch é o novo presidente da Academia de Música e Artes Dramáticas de Londres, escola em que se formou nos anos 2000.
Benedict não possui nenhuma conta em rede social (twitter, facebook, instagram ou afins).
(Por Juliana)