Como anunciado no começo do mês, Benedict participou ontem do episódio de estreia do novo programa da BBC Radio 2, Jo Whiley & Simon Mayo, apresentado pelos próprios. Confiram abaixo a tradução das partes que consideramos mais importantes (por serem coisas que o Benedict nunca falou ou falou com mais detalhes), fotos e vídeos:
O episódio ficará disponível no site da rádio e no aplicativo BBC iPlayer até dia 14 de junho. A entrevista do Benedict começa aos 37min56s e termina aos 57min07s:
(clique no i, símbolo do player, para tocá-la)
Ela começa com Simon dizendo que está meio nervoso por estar sentado perto do Benedict. Benedict diz que não tem porque ele ter medo e Simon diz que está nervoso por lembrar do que ele fez com Mark Kermode (famoso crítico britânico de cinema e amigo de Simon, em quem Benedict bateu, no braço, por ter criticado a atuação de sua amiga Keira Knightley, chamando-a de inexpressiva). Benedict então diz que “aquilo aconteceu porque ele foi rude ao falar de uma amiga minha”. Jo então pergunta “Você bateu nele?” e Benedict responde “Não muito forte”, ao que Jo responde “Mas bateu!” e Benedict confirma, dizendo “Bati, sim. Ele me bateu com um comentário rude sobre minha amiga, então eu bati nele fisicamente. Não é meu estilo usual!”. Simon então comenta que Mark fez um comentário sobre a Keira, e Benedict confirma.
A conversa muda para Patrick Melrose e Benedict fala um pouco sobre os temas gerais da minissérie, concluindo que ela é “sobre um homem tentando chegar à salvação após de lutar por cinco décadas para se tornar um indivíduo positivo, útil, feliz, engajado e um membro da sociedade, um bom pai e um bom marido. E o amor é o que o redime”. Simon então pergunta sobre seu papel como produtor executivo da minissérie, e Benedict responde que é uma função que mistura o lado criativo com o de negócios. E que, pra ele:
Foi pessoal em dois níveis, foi uma adaptação especial, pessoalmente, porque eu formei um vínculo com o Teddy e esse alter ego dele, Patrick Melrose, que é uma espécie de retrato velado de suas próprias circunstâncias. Mas também, porque eu realmente acredito que esses livros são alguns dos melhores trabalhos em prosa do século 21. Então, fazer justiça a eles para seus leitores, mas também levá-los a um novo público…é um nível duplo de responsabilidade, tanto num nível pessoal quanto em relação aos leitores. E eu realmente queria ter certeza de que as coisas estavam sendo feitas corretamente. E nós tivemos um time extremamente cooperativo, então todos participamos, todos demos ideias, e não houve outro líder além do Ed Berger, nosso diretor extraordinário.
Após uma pausa para música, Jo pergunta ao Benedict qual foi o papel mais fisicamente doloroso que ele já interpretou, e ele responde que foi a Criatura em Franskenstein, dizendo:
Na primeira vez que o interpretei -Jonny Lee Miller e eu alternávamos nos papéis de Victor Frankenstein e a Criatura – naquele set maravilhoso, eu escorreguei, nós tínhamos líquido amniótico, no começo. Então eu saía de uma coisa parecida com um diafragma e caía no líquido amniótico espalhado pelo palco. E o líquido aumentava e aumentava, e eu estava nu, era o nascimento da Criatura. E eu não estava entendendo como esse líquido estava aumentando, até que me dei conta de que tinha cortado parte da minha perna.E, também durante a temporada, eu desenvolvi Fascite Plantar, que é uma bola de nervos que dá no pé, é uma coisa muito dolorosa. Foi por ficar pulando pra cima e pra baixo em aço e madeira, de uma grande altura, e tentar fazer coisas que são humanamente impossíveis, porque a Criatura é humanamente impossível. Então, na verdade, foi culpa minha. Mas tudo isso valeu a pena.
Ela também perguntou se ele já ficou nervoso durante alguma apresentação, por saber que tinha alguém famoso na plateia. Ele disse:
Eu tento pedir para que as pessoas não me contem, mas, sabe..o Thom Yorke! E eu lembro que o conheci após a apresentação. Nós dois meio que ficamos olhando para o carpete, esfregando os pés no chão, como dois adolescentes. Foi incrível. Aparentemente, ele é um grande fã. E eu, claro, sou um fã absurdamente grande dele e de tudo que ele faz. Essa foi uma situação meio ‘Oh meu Deus, não sei o que dizer’, meio sem jeito, parecendo coisa de adolescente.
Lembrando que, no passado, Benedict foi entrevistado por Thom para a revista Interview. Traduzimos tudo aqui.
Jo também pediu para Benedict escolher uma música para eles tocarem na hora e para ser a primeira a integrar a ”loja de discos” que ela e Simon querem montar. Benedict escolheu Sweet Thing, do cantor britânico Van Morrison, dizendo:
Eu gostaria que vocês colocassem em sua loja de discos a música Sweet Thing, do álbum Astral Weeks do Van Morrison. Para mim, ela é a canção de amor mais linda e positiva sobre o poder de se apaixonar. Como faz com que você se sinta super-humano e maravilhoso. Não importa se os jardins estão enevoados e molhados de chuva, vocês vão conversar por horas, gritar pelas ruas, cheios de amor. É uma colisão linda de folk e a voz dele e aqueles acordes de violão.
Como sabemos, Benedict não é muito de escolher favoritos, mas Sweet Thing parece ser uma exceção, já que não é a primeira vez que ele a menciona. Em 2012, ele a incluiu no topo da lista de ”10 canções favoritas” que ele fez para a vinícola Two Paddocks durante uma visita. Vocês podem escutá-la abaixo:
Para terminar a entrevista, Jo pediu para que ele escolhesse um dos broches da caixinha de broches que eles têm para oferecer aos seus convidados. Benedict escolheu um broche estampado com a capa do álbum Screamadelica da banda britânica Primal Scream, porque “é um álbum tão incrível e revolucionário e que também define um momento da minha vida”.
Para os interessados, aqui vão duas maneiras de ouvir o álbum:
Perfil oficial da banda no Spotify (que só libera 30 segundos de cada música para quem não é registrado lá):
Playlist da conta oficial da banda no Youtube, com 7 das 11 faixas:
Fotos do Benedict chegando ao estúdio da BBC Radio 2 (em HQ):
Fotos tiradas no programa:
Fotos e vídeos compartilhados por fãs:
#BenedictCumberbatch #cumberbatch #patrickmelrose#bbc #london pic.twitter.com/a0oyC8p0TS
— Siobhan O’Halloran🐙 (@Pixieink87) 14 de maio de 2018
Always a pleasure to see him. I never take it for granted 💓 #BenedictCumberbatch #cumberbatch #bbc #melrose pic.twitter.com/2j6orWS5oa
— Siobhan O’Halloran🐙 (@Pixieink87) 14 de maio de 2018
❤ 💫 I got to thank and congratulate him for Patrick Melrose. Also told him I liked his song choice @BBCRadio2! pic.twitter.com/HzdsuFy3AK
— Geraldine Carr (@GeriCarr) 14 de maio de 2018
@Pixieink87 captured the moment he signed my book That is also me shoving a board from a dealer out of my face! Typical! 😂 pic.twitter.com/eRY8O4mj8w
— Geraldine Carr (@GeriCarr) 14 de maio de 2018
Anything happen today? Real life situations/adulting/life goals…No. Me: pic.twitter.com/1mUi0QjW11
— Geraldine Carr (@GeriCarr) 14 de maio de 2018
— Geraldine Carr (@GeriCarr) 14 de maio de 2018
Yay! Met Benedict today and told him I loved Patrick Melrose, and he signed my book. I am so happy… pic.twitter.com/8hk7p7PHrs
— Emily (@emsmc) 14 de maio de 2018
THANK YOU SO MUCH BENEDICT I LOVE YOU WITH ALL MY FUCKING HEART 😭❤ pic.twitter.com/5enjDkG0l7
— ً (@svlimars) 14 de maio de 2018
Tradução: Gi