No começo desta noite, foram compartilhadas fotos do Benedict com protestantes do Extinction Rebellion (também conhecido como XR), o movimento social de caráter internacional que usa resistência civil não-violenta como forma de promover a conscientização acerca da crise climática e pressionar os governos a tomarem uma atitude. Eles aparecem sentados na rua, apoiados em um carro fúnebre que carrega um cartaz que diz “NOSSO FUTURO”. Confiram abaixo:
Eles estão na Trafalgar Square, uma das praças mais famosas da Inglaterra, que fica no centro de Londres. Os protestantes vem interditando locais movimentados e simbólicos da cidade desde a última segunda-feira,7, e planejam seguir com esses atos até o próximo dia 19. Até o momento, mais de 800 pessoas foram presas pela polícia londrina, incluindo um senhor de 91 anos. Benedict já havia demonstrado seu apoio ao movimento antes, na apresentação do Letters Live que aconteceu na semana passada, ocasião na qual ele utilizou um broche do XR.
Ontem, o primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, chamou os manifestantes de “crusties que não cooperam”; de acordo com o dicionário de Cambridge, a palavra refere-se a “jovens que não vivem de forma que a sociedade considera normal, tipicamente com roupas e cabelos desarrumados ou sujos, sem emprego regular ou residência fixa”. Isso fez com que seu pai, Stanley Johnson, um apoiador do movimento, respondesse que “aceita o título com orgulho”.
Essas duas semanas de “desobediência civil” contarão com atos similares em 60 cidades pelo mundo, inclusive no Brasil. Anteontem, ativistas brasileiros do XR estiveram em Copacabana, no Rio de Janeiro. Em entrevista à RFI Brasil, um dos integrantes do grupo, Pedro Bedim, explicou que o grupo brasileiro tem quatro demandas específicas, quais sejam:
Proteger e reconhecer legalmente os territórios indígenas; aprovar os direitos da natureza e transformar o ecocídio em lei; cumprir o Acordo de Paris e chegar a zero emissões de gases que provocam o efeito estufa até 2030 e, por último, executar uma transição para uma agricultura sustentável regenerativa diferente do nosso modelo de pesticida e agronegócio”
Outra manifestação já está sendo programada na cidade, desta vez no Arpoador, neste fim de semana. Interessados podem encontrar mais informações aqui. E, quem quiser saber mais sobre o movimento Extinction Rebellion como um todo, pode visitar o site oficial.
Atualizaremos esse post quando (se) saírem mais informações sobre a participação do Benedict.
Segundo o site do Evening Standard, os ativistas falaram que o Benedict ficou “não menos do que duas horas” com eles. Esta é a capa da edição de hoje do jornal:
A very Sherlocky front page this evening pic.twitter.com/KthcAhMfUN
— Ruther (@Ruther2) October 10, 2019
E esta é a matéria:
#thesubwhofanciesCumberbatch pic.twitter.com/mL0equvyUB
— Ruther (@Ruther2) October 10, 2019
“Benedict Cumberbatch tornou-se o mais recente rosto famoso a unir-se aos ativistas do Extinction Rebellion na Trafalgar Square.
O ator de 43 anos posou para selfies e compartilhou seu bolo de gengibre com os ativistas ao passar duas horas socializando com os grupos, sob os olhares de dezenas de policiais.
George Kesrouami, 27, da igreja Holy Trinity em Richmond, disse: “Ele apareceu na esquina e alguém disse ‘Aquele é o Benedict Cumberbatch?’ e então uma das meninas o reconheceu e gritou e ele veio até nós e sentou-se. Ele disse que o que estamos fazendo é muito importante e para não desistirmos”. Outras estrelas que visitaram os protestos incluem Sir Mark Rylance, Juliet Stevenson e Daisy Lowe”.
Tradução: Gi