Projeto novo a caminho!
O site Deadline Hollywood acabou de informar que Benedict estrelará e produzirá o longa Ironbark, no papel do espião britânico Greville Wynne. Confiram abaixo a tradução da notícia:
Benedict Cumberbatch estrelará como Greville Wynne, espião da Guerra Fria, no thriller “Ironbark” da FilmNation
Por Andreas Wiseman
EXCLUSIVO: Posso revelar que Benedict Cumberbatch interpretará Greville Wynne, espião da época da Guerra Fria, em Ironbark, um negócio quente em Cannes.
A FilmNation financiará e administrará as vendas internacionais do filme, que é baseado na história real do empresário britânico que ajudou a CIA a penetrar o programa nuclear soviético durante a Guerra Fria. Wynne e sua fonte russa, Oleg Penkovsky, forneceram inteligência crucial que deu um fim à Crise dos mísseis de Cuba.
O condutor de On Chesil Beach, Dominic Cooke, será o diretor e um dos produtores executivos ao lado de Cumberbatch. A dupla colaborou anteriormente em The Hollow Crown, série dramática da BBC. O projeto, que é reminiscente em tom a O Espião Que Sabia Demais, é baseado num roteiro especulativo escrito por Tom O’Connor (Dupla Explosiva). A UTA administrará as vendas nos EUA.
Ben Pugh e Rory Aitken (Castelo de Areia), da 42, produzirão ao lado de Adam Ackland (Patrick Melrose), SunnyMarch e FilmNation. Cumberbatch, Cooke e O’Connor serão os produtores executivos ao lado do Josh Varney (Watership Down da Netflix) da 42 e da Leah Clarke da SunnyMarch. A parceria foi negociada pela UTA e pela Alison Cohen da FilmNation.
A história de Wynne é extraordinária. Ele foi um engenheiro elétrico recrutado pelo MI5 nas vespéras da Segunda Guerra Mundial que se tornou um intermediário paro o espião soviético de alta patente Penkovsky, que estava envolvido com a venda de armas para a inteligência britânica. Os dois homens se tornaram amigos, mas suas atividades foram reveladas por um agente duplo que trabalhava para a KGB. Wynne foi preso e encarcerado na Russia. Penkovsky, que ficou conhecido no Ocidente como o “espião que salvou o mundo” por fornecer inteligência crucial sobre a Crise dos mísseis de Cuba, não teve tanta sorte: ele foi condenado ao fuzilamento (apesar de Wynne alegar que Penkovsky cometeu suicídio na prisão em seu livro The Man From Odessa).
Wynne foi libertado em troca do espião Gordon Lonsdale em 1964. No que poderia ser uma passagem de um romance de John Le Carré, dizem que os dois homens se cruzaram enquanto andavam na Terra de Ninguém, que separava Berlin Ocidental e Berlin Oriental, nas primeiras horas da manhã de 22 de april. Wynne acabaria escrevendo uma série de romances expositórios sobre sua experiência, antes de falecer em 1990, aos 70 anos.
A FilmNation, cuja promissora agenda em Cannes também inclui 355, The Nest e Dolor Y Gloria, administrou as vendas do vencedor do Oscar O Jogo da Imitação, também estrelado por Cumberbatch, na época como outro herói não reconhecido, o desvendador de códigos Alan Turing. A agenda em constante crescimento da 42, firma de produção e administração que atua em Londres e LA, inclui a série da Netflix Watership Down, In Darkness e In The Shadow Of The Moon.
Glen Basner, CEO da FilmNation Entertainment, nos disse: “Estamos extasiados por estarmos trabalhando com Benedict novamente e por ter sua abundante criatividade nos dois lados da câmera. Dominic é um diretor magistral, e o trabalho que ele e Benedict fizeram juntos em The Hollow Crown produziu resultados impressionantes. Nós antecipamos uma excitante segunda colaboração em Ironbark”.
Adam Ackland, Diretor Geral da SunnyMarch, acrescentou: “Estamos extasiados por trabalhar com Dominic Cooke, Tom O’Connor, FilmNation e 42, trazendo essa emocionante e oportuna história real para as telas”.
Tradução: Gi | Fonte