Na semana passada, a BBC divulgou entrevistas com o elenco e o roteirista de The Child in Time como material oficial de divulgação do telefilme. Confira abaixo a entrevista que fizeram com Benedict, em que ele fala sobre seu personagem Stephen Lewis, o impacto que a perda da filha tem no relacionamento dele com sua esposa Julie e sobre como foi produzir o primeiro filme de sua companhia, a Sunny March.
Uma parte está em vídeo (e nós a legendamos) e a outra está em texto:
Tradução e legenda: Gi
Descreva seu personagem Stephen
Por profissão ele escreve livros infantis. Ele é um pai muito feliz e amoroso – Kate, a filha deles, nasceu em um casamento muito amoroso – ele está em seu melhor e mais carismático quando está com elas.
Ele apresenta um rosto bem indiferente ao resto do mundo, ele é mais um espectador do que um participante. Mas tudo isso muda quando ele sofre o trauma inimaginável de perder sua filha em um supermercado e se torna o centro do drama.
The Child in Time é sobre como ele é destruído por esse incidente e como ele afeta seus relacionamentos e tudo que deu propósito a ele antes desse ponto. Mas então ele também consegue de alguma forma achar algum tipo de salvação e aceitação do que aconteceu, sua responsabilidade, o efeito em outras pessoas e o amor duradouro que ele tem por sua filha perdida, Kate.
O tema é o pior pesadelo de todo pai. Como é interpretar um personagem nessa posição?
Quando você está lidando com algo como a perda de uma criança é bastante angustiante, não vou mentir. Foi um lugar muito desagradável de ir. Pela circunstância aconteceu que meu segundo menino tinha nascido semanas antes, mas isso não é um pré-requisito para fazer esse papel ser um pai; se você fosse um ator sem filhos tentando imaginar isso você teria que ser feito de pedra para não sentir a enormidade de como isso deve ser.
Brincar com sua própria experiência pode ser incrivelmente perigoso de qualquer forma já que você precisa ser capaz de separar as coisas muito facilmente, de outra forma elas podem sair de controle e ser muito prejudiciais.
Então eu tentei o máximo possível para que isso não se esgueirasse. Como você faz sentido de uma vida com uma ausência que é sempre presente é uma coisa horrível de contemplar. Apesar disso, porém, o drama não é depressivo. A coisa importante a se tirar da história é a habilidade e resiliência extraordinárias que os humanos têm de continuar vivendo, para aquela pessoa e sua memória. É uma coisa corajosa dizer que isso é possível.
Nos conte sobre o relacionamento de Stephen com sua esposa afastada Julie
O relacionamento entre Stephen e Julie é crítico para a história, porque a perda da filha deles os separa. O amor deles é manifestado na filha deles, e quando ela desaparece fica muito difícil para eles. Os dois estão perdidos em seus próprios mundos de pesar e fratura o relacionamento deles e alcança um ponto de ruptura, mas a raiz do amor deles ainda está lá.
Ian desenha isso espetacularmente no livro e eu espero que tenhamos alcançado isso com a adaptação de Stephen [Butchard]. Kelly Macdonald, que interpreta Julie, é uma atriz fenomenal, ela tem essa facilidade nela e é muito fluida com a câmera. Ela é incrivelmente perceptiva e inteligente quanto a personagem e motivação e também é muito divertida. Nós tivemos uma harmonia muito adorável do começo e fiquei emocionado quando ela estava interessada em assumir o papel. Trabalhar com ela foi uma grande alegria do trabalho.
Você também é um produtor executivo de The Child In Time, como foi isso?
Eu estou muito orgulhoso de dizer que eu sou! Em um ano minha companhia produtora SunnyMarch produziu e fez esse drama e estamos deliciados em dar ao mundo a primeira adaptação televisiva de Ian McEwan.
Eu trabalhei com Ian antes, em Desejo e Reparação, e então é uma grande honra para mim e a companhia. Como um produtor na pré-produção você está envolvido nas porcas e parafusos de reunir as coisas, de formar a equipe técnica e o time que vão fazê-lo dirigi-lo a notas de roteiro, que é um processo criativo empolgante do qual ser parte. Então você tem que desligar isso completamente quando você está no chão atuando!
Eu gostei muito da experiência e mais importantemente acho que a equipe gostou também.
Tradução: Aline
Confira também screencaps que tiramos da entrevista:
The Child in Time será exibido pela BBC One no próximo domingo, 24, às 17h (Brasília).