Benedict, Sophie e outros artistas aparecem no vídeo Charade (Charada, em tradução literal), um projeto artístico dirigido pelo fotógrafo londrino David Birkin para a organização sem fins lucrativos britânica Reprieve, que trabalha pela defesa dos direitos humanos.
O projeto visa pressionar a primeira-ministra britânica, Theresa May, a estabelecer limites aos crimes que o serviço secreto britânico (conhecido como MI5) pode cometer em nome da segurança nacional. O vídeo traz cada um dos artistas representando, através de mímica, como se estivessem brincando de charada, um crime que os espiões tecnicamente podem estar autorizados a praticar. O projeto é acompanhado de um petição, que diz:
Theresa May foi forçada a admitir que a ”Terceira Direção”, uma ordem secreta que ela emitiu em agosto de 2017, está relacionada a crimes cometidos pelo MI5.
O que ela não fez foi esclarecer quais crimes os espiões britânicos estão autorizados a cometer. Eles podem torturar? Eles podem chantagear? Eles podem ameaçar as famílias das pessoas?
Nós encorajamos Theresa May a passar com a verdade e publicar as diretrizes gerais acerca dos crimes que o MI5 pode cometer em nosso nome.
Confiram abaixo o impactante vídeo:
Tradução: Gi | Petição