Confira um artigo publicado pelo site do Huffington Post sobre um abaixo-assinado ao Primeiro Ministro Britânico David Cameron, pedindo para que ele ajude crianças refugiadas em um acampamento de Calais, cidade francesa pela qual imigrantes tentam entrar no Reino Unido. Benedict foi um dos artistas signatários.
Os atores Idris Elba, Helena Bonham Carter e Benedict Cumberbatch estão entre 145 estrelas recorrendo a David Cameron para ajudar a salvar crianças baseadas no acampamento de Jungle em Calais.
Eles assinaram uma carta aberta ao Primeiro Ministro pedindo que o Governo intervenha e permita que crianças desacompanhadas morando em Jungle se reúnam com suas famílias no Reino Unido.
O pedido vem enquanto autoridades francesas se preparam para demolir a parte sul da selva na segunda-feira, um movimento que destruiria temporariamente lares de mais de 3.000 pessoas.
Esta seção do acampamento é predominantemente ocupada por crianças desacompanhadas e famílias.
Números do Help Refugees mostram que há 440 crianças morando nesta seção do acampamento, 291 das quais estão desacompanhadas, reportou o Press Association.
A carta, que foi assinada por mais de 500 pessoas, declara: “Esta é uma crise humanitária que precisa ser reconhecida como tal e é imperativo que façamos tudo que pudermos para ajudar esses refugiados inocentes e altamente vulneráveis, especialmente os menores, tão rapidamente quanto humanamente possível.
O Charity Citizens UK identificou centenas de menores desacompanhados em Calais que têm reivindicações legais válidas para ter seus pedidos de asilo processados no Reino Unido.
O primeiro desses casos foi ouvido nas cortes do Reino Unido no mês passado, com a corte decidindo que as crianças devem se reunir legalmente com a família no Reino Unido enquanto os casos de asilo delas eram processados.
Um dos signatários, Jude Law, disse: “Semana passada eu visitei o acampamento, e conheci algumas dessas crianças desacompanhadas que não têm escolha a não ser enfrentar as condições horríveis do Jungle.
“Essas são crianças inocentes e vulneráveis pegas na burocracia com o prospecto assustador da demolição do Jungle pairando sobre elas. David Cameron e o Governo Britânico devem urgentemente trabalhar com as autoridades francesas para aliviar esta crise humanitária.”
Diz a carta na íntegra:
Caro David Cameron,
O anúncio recente da prefeitura de Calais de demolir a parte sul do acampamento de refugiados “Jungle” em Calais é um ato que se permitido que aconteça, destruirá os lares temporários de mais de 1000 pessoas. Muitas dessas pessoas estão entre as mais vulneráveis nos acampamentos já que são onde a maioria das famílias e crianças desacompanhadas moram atualmente.
Um movimento tão forçado arrancaria novamente aqueles que já tiveram que abandonar seus lares por conta da guerra e perseguição. O despejo também ameaça instalações da comunidade vitais construídas e geridas pelos residentes e voluntários incluindo o Women and Children’s Centre, o Youth Centre, três mesquitas, uma igreja ortodoxa, o Legal Centre, o Vaccination Centre e três centros de distribuição cruciais para todos aqueles vivendo em condições intensamente difíceis dentro do acampamento.
Nós, os abaixo assinados, um numero dos quais vimos em primeira mão os acampamentos refugiados nos últimos dias, apelamos para que o governo britânico faça três coisas:
1) Criar um processo acelerado para a implementação das disposições de reunião familiar da [regulamentação] Dublin III para que todos os menores que estão atualmente residindo nos acampamentos em Calais e Dunkirk com conexões familiares no Reino Unido consigam se reunir com seus amados com efeito imediato.
2) Assegurar que esses menores que não têm direito legal para vir ao Reino Unido estejam protegidos e apoiados dentro da França e que o processo de proteção infantil francês também seja expedido para dar a eles a proteção a que têm direito.
3) Persuadir as autoridades francesas que a decisão de destruir partes adicionais do acampamento em Calais seja adiada até que todos os menores atualmente morando lá sejam entregues à proteção infantil dentro do sistema francês ou capazes de se reunir com seus amados na Britânia.
Nós acreditamos que as atitudes acima sejam o mínimo absoluto que o governo britânico deveria tomar para aliviar o sofrimento dos refugiados em Calais, e devem ser feitas uma prioridade urgente. As instituições de caridade britânicas, Help Refugees e Citizens UK, já identificaram largamente, resguardaram começaram a tratar os menores em questão.
Esta é uma crise humanitária que precisa ser reconhecida como tal e é imperativo que façamos tudo que pudermos para ajudar esses refugiados inocentes e altamente vulneráveis, especialmente os menores, tão rapidamente quanto humanamente possível.
Simon Cuff do Citizens UK disse que enquanto evacuar o Jungle era importante, as crianças morando lá não deveriam ser esquecidas.
Ele continuou: Aqueles com direitos de estar com suas famílias na Britânia deveriam se reunir com elas, aqueles sem o direito ao Reino Unido deveriam receber apoio e cuidado especialista dos franceses. Não perseguidos pela polícia em equipamento anti motim.
“Estamos grandemente agradecidos por todas as figuras públicas que se levantaram e deram um passo a frente para ajudar proteger aquelas crianças refugiadas.
“Os governos precisam entrar lá, trazer ordem ao caos e criar rotas legais seguras para proteger as pessoas.”
Tradução: Aline | Fonte