A edição de 11 de maio da revista americana Entertainment Weekly traz entrevistas realizadas com Benedict e Allison Williams durante as filmagens de Patrick Melrose. Confiram abaixo a tradução e o scan da publicação:
Benedict Cumberbatch está no lugar do Melrose*
O ator e sua coestrela Allison Williams levam a EW aos bastidores da nova série limitada do Showtime.
Por: Simon Perry
Conversa sobre um momento anterior.
É um dia frio de dezembro em Londres, e Benedict Cumberbatch está prestes a gravar a cena de um jantar com Allison Williams, sua coestrela em Patrick Melrose. Mas, até a hora do protagonista interpretado por Cumberbatch estar pronto para se sentar para ter um jantar repleto de flertes com a melhor amiga de sua namorada (sim!), ele já havia tomado algumas doses de heroína, carregado as cinzas de seu pai numa sacola plástica e desmoronado, bêbado, num banheiro. Ele é uma completa bagunça – exatamente o que Cumberbatch esperava.
Baseada na série de romances epônimos de Edward St. Aubyn, a série em cinco partes do Showtimes acompanha o declínio de um inglês de classe alta que está sem rumo por conta do abuso sexual que sofreu quando criança. É um papel que Cumberbatch, 41, perseguiu com ferocidade. “Exige que você sinta empatia por um homem que está fazendo algumas coisas bem horríveis, porque você quer que ele melhore”, o ator explica em seu trailer, comparando a jornada de “homem bom que vai para o mau caminho” a Breaking Bad. “É uma mudança muito sutil, mas muito profunda, de auto-aniquilação e narcisismo para um mundo onde ele é sincero, amoroso, aberto”.
Cumberbatch é um grande fã dos livros de St. Aubyn e passou mais de quatro anos desenvolvendo a adaptação com o produtor Michael Jackson (Cumberbatch é creditado como um produtor executivo). O ator diz que o time por trás de Melrose está se dedicando a honrar as observações brutais que o material de origem faz sobre família e elite – uma espécie de Downton Abbey ao contrário, “uma reviravolta de expectativas”- e Cumberbatch quer sondar as mesmas profundezas que Patrick a fim de “fazer-lhe justiça”. Mas o indicado ao Oscar admite que interpretar um personagem tão danificado e autodestrutivo tem seu preço. “Carregar a essência do que motiva o personagem – é uma coisa difícil de fazer”, ele diz, acrescentando que interpretar Patrick poderia muito bem requerer “alguns anos” de terapia (Além disso: “Ser usuário de metaqualona é bem difícil”).
Acompanhando a imprevisibilidade de Patrick, Melrose pode variar dramaticamente de tom de uma cena para outra; entre explorações devastadoras do trauma de Patrick estão traços mordazmente sombrios de humor. Intrínseco à atuação de Cumberbatch são um humor negro e uma palpável empatia. “Você está vendo o Benedict, e então, num estalar de dedos, aparece o Patrick”, comenta entusiasmadamente Allison Williams, que interpreta a supracitada amiga coquete, Marianne. “E há um vazio lá – é realmente incrível de ver. Minha imagem mental do Patrick nunca deixará de ser o Benedict”.
Através das cinco horas da série, Patrick embarca numa jornada de autodescoberta, buscando por sua identidade enquanto luta para se curar de um imenso dano psicológico.
Por hora, Cumberbatch é deixado para fazer outra cena angustiante e cansativa- com total ciência de que “ainda há muito pela frente”. O jantar de Patrick com Marianne azeda; ela sai com raiva e ele corre atrás dela. Mas ela já foi. A cena termina com Patrick, sozinho num beco, vomitando, as drogas e o álcool finalmente fazendo efeito em seu corpo – e com as cinzas de seu pai ainda em mãos.
Cumberbatch resume a cena apropriadamente – e soturnamente: “Não tinha como dar certo”.
* O título original faz uma referência à serie americana Melrose Place.
Tradução: Gi