A Entertainment Weekly publicou hoje em seu site um artigo sobre Ironbark que inclui comentários do Benedict sobre o filme, que ele descreve como “a história de um herói muito comum”. Confiram abaixo:
Por Mary Sollosi
O Sundance Film Festival 2020 não começa até o mês que vem, mas com o recente anúncios dos filmes que estão a caminho de Park City no ano novo, o burburinho em torno do evento anual está crescendo bem.
Um dos títulos estrelados que fará sua estreia no festival indie é Ironbark, de Dominic Cooke, um drama de espionagem baseado numa história real estrelando Benedict Cumberbatch no papel de Greville Wynne, um vendedor que foi puxado para uma operação de espionagem de alta importância durante a Guerra Fria. “Esta é a história de um herói muito comum”. Cumberbatch conta à EW. “Ele era apenas um galês charmoso e bom de papo” – que acabou exercendo um papel crítico para o término da Crise dos mísseis de Cuba.
Um vendedor de bens industriais de origem humilde (seu “sotaque galês meio estranho”, que Cumberbatch descreve como “meio classe-alta e, ao mesmo tempo, não classe-alta o suficiente”, apresentou-se um desafio para o ator aperfeiçoar), Wynne estava levando os negócios de seu pai cada vez mais para o leste quando um agente do MI6 o chamou para ser o mensageiro (na imagem exclusiva acima, ele está no meio de uma operação) de seu contato russo Oleg Penkovsky (Merab Ninidze), com quem Wynne desenvolve uma amizade profunda que mudou o curso das vidas dos dois homens.
“Ele literalmente vai de charmoso homem de negócios galês que está prestes a se aposentar, com um bom senso de humor e jeito alegre, para alguém que está basicamente ocultando cartuchos de filme Minox sobre seu caso ao passo que vai e volta de Moscou sob o pretexto de ser parte de uma delegação comercial britânica”, resume Cumberbatch, que também atuou como produtor executivo do filme. “É uma janela para um mundo que não está tão distante do nosso, infelizmente, agora, de novo, no que diz respeito a como as coisas se inflamam tão rapidamente na política e no cenário global”, ele diz sobre a história, que também serve de lembrete da gravidade da Crise dos mísseis de Cuba: “Eu acho que nos esquecemos do quão perto chegamos de não existir mais”.
A estrela de Doutor Estranho tinha sido dirigido anteriormente por Cooke na série da BBC Two The Hollow Crown, assim como no teatro numa produção de O Rinoceronte no Royal Court Theatre. “Ele é um diretor de atores, bem como um veterano brilhante”, diz Cumberbatch. “Eu amo sua sensibilidade e a forma com que ele aborda personagens e relacionamentos é o segredo”. Assim que Cooke sugeriu que extraordinária história de Wynne fosse a próxima colaboração deles, o ator aceitou.
Mas as filmagens tiveram seus desafios. Além de ter que dominar o sotaque, Cumberbatch também teve que perder uma quantidade significativa de peso em três meses por causa de apenas quatro cenas (rejeitando sugestões de que ele Benjamin Buttonizou a transformação rápida) e uma gravação em Praga no inverno, para a qual ele teve que estar ”seminu em ex-presídios reais” que estavam mais do que congelantes, fez com que ele ficasse terrivelmente doente apesar dos esforços da produção para mantê-lo aquecido durante as tomadas. Mas o ator não aceitaria que fosse de outra forma: “Não é nada comparado ao que [Wynne] passou”, ele diz. “Esse é o negócio com esses tipos de papéis. As pessoas só ‘Nossa, você fez aquilo?’ [Mas] a realidade, que é muito diferente do que você precisa fazer como ator, coloca os seus pés no chão. E isso o ajuda a chegar lá. Isso lhe dá a motivação de que você precisa, francamente”.
Ele espera que o público, também, seja tocado e inspirado pela história surpreendente de Wynne, especialmente nos nossos tempos turbulentos. “É possível que sejamos pessoas comuns que são capazes de fazer coisas extraordinárias quando chega a hora, quando as perguntas são feitas”, ele diz. “Acho que é isso – é heroísmo discreto num mundo muito espalhafatoso”.
Ironbark estreará no Sundance Film Festival no dia 24 de janeiro de 2020.
Vocês podem encontrar mais informações sobre a estreia de Ironbark em Sundance neste post.
Fonte | Tradução: Gi