Leia a linda homenagem que a revista online The Celebritarian, que destaca celebridades filantropas, fez ao Benedict por seu trabalho para a caridade, especialmente aos refugiados sírios.
Celebridade + Humanitário = Celebritário
O Celebritário do Mês de Novembro de 2015 é: BENEDICT CUMBERBATCH
“Já que quero uma vida feliz, quero carregar algumas atividades que ajudam e beneficiam outros. Já que não quero sofrimento, não devo prejudicar outros.” – Dalai Lama
Quando um dos homens mais benevolentes e inspiradores do mundo faz uma declaração simples, mas poderosa como esta, cada pessoas no planeta faria bem em ouvi-lo. Por quê? Porque nenhum homem ou mulher pode garantir que não precisará da ajuda de um desconhecido um dia; ou pior, que suas amadas crianças não terão que se apoiar na compaixão de desconhecidos um dia também, para se reunirem e ajudá-las a encontrar a saída do desespero.
Num piscar de olhos, as coisas podem mudar do maravilhoso ao trágico e isso não necessariamente tem que acontecer como o resultado de algo que causamos a nós mesmos.
Um homem rico e poderoso na segunda-feira pode se achar pobre, impotente e desesperado por ajuda na terça.
Uma moça saudável com toda sua vida pela frente em um ano, pode se achar lutando contra uma doença que ameaça sua vida no seguinte.
E um mar ocupado por adultos tensos se agarrando aos seus filhos confusos e amedrontados pode ser uma oportunidade para pessoas compassivas ao redor do mundo para deixar o julgamento de lado, arregaçar as mangas e começar a trabalhar ao dar o que elas esperariam que seus amados receberiam se a situação fosse reversa.
Este nível de compaixão desenfreada por salvar vidas esteve em plena exibição quando o humanitário, filantropo e ator britânico Benedict Cumberbatch estava no palco no fim de suas apresentações recentes de “Hamlet” para pedir aos membros da plateia doações para os refugiados sírios; onde ele conseguiu arrecadar mais de £ 200.000 para o Save The Children. Cumberbatch também se juntou ao diretor Mat Whitecross e à banda australiana Crowded House para criar um vídeo chamado “Help Is Coming” para arrecadar mais fundos para a causa.
Esta não é a primeira vez que Cumberbatch lutou duro para gerar mais consciência e apoio para uma causa em que acredita. Ele sempre usou sua plataforma global para ajudar os os sem voz a serem ouvidos e a longa lista de prêmios prestigiosos concedidas a ele por seu trabalho filantropo é prova disso.
Cumberbatch foi apontado Comendador da Ordem do Império Britânico no Birthday Honors de 2015 pelos serviços às artes cênicas e à caridade. Esta honra foi especialmente rara por causa do quão jovem ele era quando a recebeu, aos 38 anos, que normalmente é concedida a recipientes de quase o dobro de sua idade.
Ele é um embaixador do Prince’s Trust, um embaixador da Motor Neurone Disease Association (Associação da Doença Neurológica Motora, em inglês), e foi um signatário da carta da Anistia Internacional ao Primeiro Ministro Britânico David Cameron pelos direitos das mulheres no Afeganistão.
Benedict também é muito conhecido por arrecadar dinheiro e apoio em causas de alerta ao câncer. Ele se juntou a Lauren e ao Príncipe William no Castelo de Windsor para um evento de gala de angariação de fundos ao câncer em benefício ao The Royal Marsden NHS Foundation Trust.
Em setembro de 2010, Cumberbatch assumiu o papel de embaixador para o Maggie’s Cancer Caring Centers em Londres e se encontrou com pacientes para descobrir como os programas do centro tiveram um efeito positivo nas vidas deles desde que receberam o diagnóstico.
Em 2014, Benedict se juntou aos colegas atores Tom Hardy, Michelle Dockery, Gillian Anderson, Idris Elba, Eddie Redmayne, Anna Friel, Sheridan Smithe Steve Coogan para gravar um vídeo de alerta em apoio ao Stand Up To Cancer onde ele compartilhou: “Estou enfrentando o câncer porque alguns dos heróis da vida real entre nós, cientistas e pesquisadores, precisam de fundos para que continuem seu trabalho de salvar vidas. As curas estão ao nosso alcance e não podemos desacelerar em nossa luta contra esta doença terrível. Podemos ser a geração que realmente faz a diferença, quem não iria querer fazer parte disso?”
Quando uma celebridade decide usar sua plataforma de longo alcance para coletar apoio, aumentar a consciência e gerar uma mudança verdadeira e duradoura, nós escutamos. Pode nem sempre ser recebida do jeito que a pessoa na frente das câmeras espera se seja, mas mesmo assim, ficamos mais cientes com cada voz que se ergue e então recebemos a oportunidade para fazer o que pudermos para ajudar ao invés de prejudicar ou ignorar aqueles que não conseguem fazer por si mesmos em uma época de crise. Então, quando as pessoas se juntam àquela celebridade em um movimento para mudança, faz o risco de sair para falar de assuntos muitas vezes incômodos valer muito a pena.
Daqui a muitos anos quando muitas das crianças sírias que flutuaram nas noites negras em barcos, esperando que alguém no mundo ignorasse como chegaram lá tempo o bastante para ajudá-los a sobreviver tiverem crescido para serem contribuintes gratos para nossa sociedade, perceberemos que a escolha de um homem de gritar seu drama sem medo foi de fato o embrete de que todos nós precisamos usar nossa compaixão em época de crise.
Se escutarmos mais atentamente, talvez mais com nossos corações do que com apenas nossos ouvidos, perceberemos que Benedict está tentando nos ensinar que depois de uma refeição quente, abrigo e abraço são dados para aqueles em crise; a mesma refeição, abrigo e abraço que esperaríamos receber para nós mesmos, podemos então nos reunir para encontrar a solução para qualquer problema nos enfrentando como sociedade.
Estamos felizes em honrar o humanitário, filantropo e ator Benedict Cumberbatch como o Celebritário do Mês de Novembro de 2015. Assim como ele, que todos nós sejamos inspirados a levantar nossas vozes, doar o que e quando pudermos e simplesmente ajudar uns aos outros quando a necessidade surgir.
Tradução: Aline | Fonte