A Diamond Films confirmou que ainda é a distribuidora de A Batalha das Correntes no Brasil lançando um novo trailer nacional oficial – o primeiríssimo desde 2017 – que diz que o filme chegará aqui em breve, mas sem especificar uma data. Confiram-no abaixo:
A distribuidora possui os direitos ao longa desde 2017. Em 4 de outubro daquele ano, encontramos o título brasileiro do filme e o primeiro pôster nacional em seu site. No dia 9 de outubro, foi feita a primeira divulgação oficial.
Mas, na mesma semana, jornalistas do The New York Times e da revista The New Yorker publicaram matérias desvendando anos de assédio e abuso sexuais cometidos pelo até então respeitado produtor Harvey Weinstein, um dos produtores do filme.
Benedict logo se pronunciou sobre as acusações, dizendo estar “absolutamente enojado pelas contínuas revelações das atitudes assustadoras e imperdoáveis” de Weinstein, expressando apoio às vítimas e afirmando que mudanças precisavam ser feitas por toda a indústria.
O lançamento do filme foi cancelado nos EUA. Apesar disso, a Diamond continuou fazendo sua divulgação até o final de novembro do mesmo ano, quando inclusive saiu extraoficialmente a notícia de que o filme chegaria aos cinemas brasileiros em fevereiro de 2018. Ela chegou a lançar um trailer, porém sem data de estreia (e que parece ter sido colocado em privado depois).
Então, como não poderia ser diferente, o lançamento do filme acabou sendo cancelado no mundo todo e a produtora de Weinstein, The Weinstein Company, declarou falência em março de 2018, acompanhando os processos criminais feitos contra ele.
Em abril de 2018, em entrevista ao jornal britânico The Telegraph, Benedict falou que:
“Se é necessário que nós não lancemos nosso filme por uns anos para nos livrar dessa toxicidade, eu não me importo”, ele diz, acrescentando que ele quer “dar um passo para trás e ficar o mais distante possível dessa influência, tanto como ator, quanto como ser humano”.
Finalmente, em abril deste ano, o Deadline Hollywood publicou a notícia de que o filme havia sido reeditado por Alfonso Gomez-Rejon e finalmente chegaria aos cinemas americanos em breve. O artigo, muito esclarecedor, traz o diretor falando sobre todas as dificuldades que enfrentou para poder poder lançar o projeto da forma que ele queria.
Hoje, após os anúncios dos lançamentos no Reino Unido, nos EUA e em vários outros países, finalmente temos a confirmação de que o longa também chegará aqui.
Agora só nos falta uma data. Assim que tivemos uma, compartilharemos com vocês!